FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Abertura de editais: FLD está recebendo projetos em três diferentes áreas

18-02-2013

A FLD está recebendo projetos na área de Economia Solidária, na área de Soberania e Segurança Alimentar aliadas à Conservação dos Biomas Mata Atlântica e Pampa e na área de Diaconia, conforme os editais em anexo, disponíveis para download.

O prazo final para o encaminhamento de projetos é dia 17 de março e a divulgação dos projetos selecionados será no dia 31 de maio, no site da FLD, após a reunião da Comissão de Avaliação de Projetos.

O repasse de recursos financeiros se dará a partir de junho deste ano, para o início da execução dos projetos.

Algumas informações:

Edital FLD 01/2013 - Seleção de projetos de Economia Solidária

1. Objetivo - Selecionar projetos de economia solidária e justiça econômica, na região Norte do País, que promovam o fortalecimento e a qualificação dos grupos e empreendimentos de economia solidária, principalmente nas áreas de qualificação da produção, autogestão e gestão democrática e preparação para e aperfeiçoamento da comercialização solidária. Serão priorizados projetos de redes compostas por grupos e empreendimentos de economia solidária.

2. Público alvo - Grupos de economia solidária, urbanos e rurais, com ênfase no público de mulheres, jovens, catadores de materiais recicláveis, agricultores familiares e populações tradicionais.

3. Organizações elegíveis - Organizações e/ou grupos da sociedade civil. Não serão considerados projetos oriundos de pessoas físicas, de instituições que tenham finalidade lucrativa (seja como requerentes ou como executoras), de órgãos governamentais, de universidades ou de autarquias do poder público.

Edital FLD 02/2013 - Seleção de projetos de Soberania e Segurança Alimentar aliadas à Conservação dos Biomas Mata Atlântica e Pampa

1. Objetivo - Selecionar projetos de soberania e segurança alimentar e nutricional que promovam a valorização e uso de alimentos locais através da promoção ou fortalecimento de sistemas de cultivo, beneficiamento e abastecimento que sejam compatíveis com a conservação dos biomas Mata Atlântica e Pampa.

O bioma Mata Atlântica está presente em diferentes proporções nos territórios dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. O bioma Pampa é restrito ao estado do Rio Grande do Sul.

Os projetos devem atender pelo menos um dos seguintes aspectos:

  • Valorização dos ecossistemas Mata Atlântica e Pampa, com estímulo ao uso da biodiversidade local como fonte de alimento.
  • Resgate e valorização da gastronomia e culinária regional, incluindo o processamento de novos produtos e alimentos
  • Manejo da sociobiodiversidade voltado para o abastecimento familiar e/ou para o abastecimento local ou regional
  • Valorização do conhecimento e de técnicas tradicionais no cultivo e/ou utilização de alimentos
  • Sistemas de cultivo, beneficiamento e/ou abastecimento que fortaleçam populações e organizações locais, associados à conservação da Mata Atlântica e Pampa.

2. Público alvo - Agricultores familiares, populações tradicionais e grupos urbanos.

3. Organizações elegíveis - Os projetos devem ser elaborados por organizações da sociedade civil. Não serão considerados projetos oriundos de pessoas físicas, de instituições que tenham finalidade lucrativa (seja como requerentes ou como executoras), de órgãos governamentais, de universidades ou de autarquias do poder público.

Edital FLD 03/2013 - Seleção de projetos diaconais

1. Objetivo - Selecionar projetos diaconais de promoção e defesa dos direitos humanos em contextos de violação de direitos e de violência.

2. Público alvo - Público amplo.

3. Organizações elegíveis - Instituições, associações, comunidades, grupos com vínculo confessional com a IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Informações detalhadas encontram-se nos editais, disponíveis abaixo para download, junto com o formulário de encaminhamento de projetos.

   

Arquivo(s) para download