FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Acampanário traz discussão sobre HIV Aids, justiça de gênero e protagonismo

Nos dias 11 e 12 de outubro, o Acampanário do Sínodo Nordeste Gaúcho/Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - um acampamento de jovens com seminário e oficinas - reuniu, em Estância Velha (RS), 86 jovens de diferentes comunidades luteranas. A convite do pastor sinodal Altemir Labes, a FLD apresentou o tema central do encontro, Diaconia transformadora e protagonismo jovem, na manhã de sábado. À tarde, foram realizadas três outras oficinas:

Juvenilização da epidemia de HIV e Aids no Brasil - apresentada por agentes da Pastoral da Aids - Regional Sul 3 - Diocese Católica de Novo Hamburgo (RS). Dúvidas das jovens e dos jovens foram esclarecidas e informações como prevenção, crescimento dos casos entre a juventude brasileira e a superação do estigma foram abertamente debatidos entre as e os presentes e as agentes da pastoral.

Justiça de Gênero - O que isso tem a ver comigo? - apresentada pelo assessor técnico da FLD, Rogério Oliveira de Aguiar, que abordou o tema na perspectiva da construção social dos papeis atribuídos a mulheres e a homens e as implicações de uma educação machista na vida de jovens, conforme dados do mapa da violência 2013/2014.

Protagonismo jovem através da leitura - A história de vida da jovem paquistanesa Malala Yousafsai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2014. Essa oficina foi realizada pela professora Marielle de Souza Viana, que trouxe para o debate o protagonismo por meio da leitura que gera conhecimento, resistência e autonomia.

Impressões

"Adorei a palestra na parte da manhã. Além do conteúdo, a forma como o tema foi abordado, como se fosse uma roda de conversas, deixou o ambiente mais descontraído e pudemos expressar opiniões diversas. Acredito que deveria haver mais espaços assim dentro da igreja, para que a juventude possa discutir melhor como ser protagonista em ações que visam acabar com todos as formas de preconceito e descriminação, atingindo um bem comum na sociedade, pois a essência de ser cristão é praticar a diaconia".

Ederson Brilhante, participante do Acampanário

"Temos escutado muitas avaliações positivas. Com certeza, nas próximas edições, vamos retomar a parceria com a FLD".

Pastor Gustavo Allende

"Refletimos muito sobre o tema, “Diaconia e o protagonismo Jovem”. Envolvendo a questão de gênero, e a forma como estas questões são impostas sutilmente em nossas vidas. Creio que a apresentação do tema foi excelente, mesmo porque para muitos/as de nossos/as jovens este tema ainda é desconhecido e por vezes confundido com assistencialismo. A ação genuína a partir de tudo o que Deus nos dá é amar ao nosso próximo/a. Creio que foi só o inicio para belas construções em nosso grupo".

Pastora Paula Naegele