FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Aliança ACT promove oficina de Apoio Psicossocial em El Salvador

Integrantes de diversos fóruns ACT da América Latina, América Central e do Caribe participaram da Oficina de Apoio Psicossocial de Base Comunitária, promovida pela Aliança ACT e a Igreja da Suécia, em El Salvador, entre os dias 18 e 22 de novembro de 2013. A assessora do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Daniele Schmidt Peter, em nome da FLD, e o diretor executivo da organização Diaconia de Recife, Armindo Klumb, representaram o Fórum Ecumênico ACT Brasil. Praticamente nas mesmas datas da formação voltada à América Latina e Caribe, a FLD realizou oficina semelhante, mas de âmbito nacional, para organizações da sociedade civil e igrejas, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

O trabalho nesta área considera que o bem estar individual e coletivo depende de várias áreas, que estão interrelacionadas. Assim, tão importante quanto atender as necessidades básicas das pessoas em uma situação de emergência, como água, comida, roupas, abrigo, o apoio psicossocial inclui o trabalho para o alcance de uma vida estável e de recuperação da dignidade, esperança e bem-estar da comunidade como um todo. Este processo deve envolver as pessoas afetadas e as estruturas de apoio local existentes, de modo a desenvolver as capacidades e a resiliência das comunidades, criando um ambiente que permita a recuperação além da ajuda imediata, mas a médio e longo prazo, após um evento traumático.

Como parte da formação desenvolvida durante o encontro, as/os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a prática do apoio psicossocial realizada pela Comunidade Luterana Bendición de Dios, na localidade de Cara Sucia. Ali, oferecem um espaço seguro e de reflexão para crianças, jovens, homens e mulheres que são atingidos pelas cheias do rio Paz, provocadas pelo desmatamento das margens do rio, ocorridas ao longo dos anos nesta localidade.

A comunidade luterana também está fortemente envolvida na defesa de direitos de populações que vivem na região e que estão sendo ameaçadas de expulsão de suas propriedades por conta de grandes empreendimentos que querem se instalar na região, banhada pelo Oceano Pacífico, com um rico ecossistema.

A oficina foi uma oportunidade de formação na área de Apoio Psicossocial, aproximação e estreitamento de laços entre os vários Fóruns de ACT presentes no encontro e de partilha das experiências em emergências, incidência e desenvolvimento. AS/os participantes do encontro se comprometeram a replicar, em seus respectivos países, o conhecimento adquirido, ampliando ainda mais esta ação a partir de comunidades locais.

Texto: Daniele Peter e Armindo Klumb