FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Carlos Gilberto Bock se despede da FLD em celebração de envio para nova função

Foi com um misto de tristeza e de alegria que no dia 29 de agosto, quinta-feira, a equipe da FLD e convidados despediram-se do secretário executivo Carlos Gilberto Bock, que assume em Genebra (Suíça), no dia 2 de setembro, sua nova tarefa como diretor do Departamento de Missão e Desenvolvimento (DMD), da Federação Luterana Mundial (FLM).

“Tive a alegria, o privilégio, a honra e o desafio de trabalhar por cinco anos como secretário executivo da FLD. A decisão de aceitar um novo desafio profissional foi muito difícil. Estava profundamente identificado com o trabalho e a missão da Fundação Luterana. Neste período, empenhei o melhor dos meus dons, tempo e energia pela sua causa, não sem eventuais erros e dificuldades”, disse Bock.

De acordo com ele, a FLD está se desenvolvendo e crescendo, em quantidade e em qualidade, tanto na ampliação das suas modalidades de atuação institucional, como na definição da sua visão estratégica. “De um lado, afirma o seu mandato e identidade, a partir do vínculo e pertencimento confessional com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), e, de outro, atua com um claro compromisso público e ecumênico na sociedade brasileira, na promoção da diaconia, da defesa de direitos e do desenvolvimento transformador.”

“Sinto-me realizado e amplamente recompensado, pessoal e profissionalmente, por este ministério”, afirmou. Nos agradecimentos, Bock lembrou a Presidência e Secretaria Geral da IECLB, pelo apoio recebido, e os 18 sínodos da Igreja, “que estão assumindo, de forma crescente, que a FLD lhes pertence”.

Ainda, agradeceu de forma especial à Diretoria Executiva e ao Conselho da FLD e à equipe. “Sou grato às colegas e aos colegas, também aqueles/as que já saíram, porque estão absolutamente empenhadas e empenhados em dar sua melhor qualidade profissional e pessoal para que a FLD seja fiel às causas para as quais foi criada. Tenho orgulho de ter trabalhado com esta equipe diferenciada. Não por último, sou grato à minha família que me apoiou e incentivou neste período de grandes exigências.”

No evento de envio, falaram a secretária geral da IECLB, Ingrit Vogt, que representou a IECLB, o presidente da Diretoria da FLD, Carlos Hopfer, a coordenadora programática da FLD, Marilu Menezes, e o pastor Dr. Walter Altmann, pelas relações de amizade e profissionais.

Diversas convidadas e diversos convidados prestigiaram o evento, incluindo representantes de projetos, de parceiros estratégicos da FLD – Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) e Conselho de Missão entre Indígenas (COMIN) - e do mundo ecumênico.

A nova secretária executiva, pastora Cibele Kuss, assume a FLD no dia 4 de setembro. 

Na foto (esq. para dir.): Marluí, Juliana, Marilu, Angelique, Julio, Carlos, Rogério, Viviane, Susanne e Valdirene - equipe da FLD. Faltam Eliege, que está em viagem, Maria Helena e Ângela, do projeto na fronteira do RS, e Cristiano, vinculado ao MNCR.