FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Catadoras e catadores promovem passeata em favor da Coleta Seletiva Solidária

16-11-2015

No dia 11 de novembro, integrantes do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) promoveram uma manifestação, no centro histórico de Porto Alegre (RS), pela Coleta Seletiva Solidária. A marcha terminou no Palácio do Governo, onde representantes do movimento foram recebidas e recebidos para tratar do assunto.

Outro tema da manifestação foi a ameaça de o município de Cachoeirinha adotar a incineração de lixo, ao invés de contratar a cooperativa local de catadoras e catadores. Além de ser uma tecnologia cara, causa graves danos ambientais, comprovados em outros países, e um alto custo social.

O grupo de manifestantes saiu após o seminário Catadoras e Catadores em Rede: fortalecendo a Reciclagem Popular, promovido pela FLD, em parceria com o MNCR e patrocínio do Programa Petrobras Sociambiental. O avanço de catadoras e catadores no Brasil, na contratação de prestação de serviços e o fortalecimento das redes solidárias foram alguns dos temas apresentados no evento.

A proposta foi  discutir sobre o atual cenário no estado e no país e avaliar o que houve em termos de avanços e quais são os desafios, especialmente no que se refere à gestão de resíduos sólidos, beneficiamento e comercialização em redes. 

Fotos: Thaís Kunrich