FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Comitiva da Igreja Evangélica na Alemanha conhece trabalho da FLD

“Estivemos na Índia e no Egito, conhecendo experiências com catadoras e catadores, e podemos dizer que o desenvolvimento que vimos aqui na cooperativa é impressionante. Vocês estão de parabéns”, disse a vice-presidenta no Gabinete da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) bispa Petra Bosse-Huber, no dia 12 de maio, durante visita à Cooperativa de Catadores de Gravataí  (Cootracar), parceira da FLD.

Bosse-Huber participa de uma comitiva da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD), integrada ainda pelo vice-presidente do Conselho da EKD, bispo Jochen Bohl, pelo vice-presidente no Gabinete da EKD, Dr. Thies Gundlach, pelas conselheiras Dra. Elisabeth Gräb-Schmidt e Dra. Gesine Weinmiller, pelos conselheiros Dr. Fidon Mwombeki e Uwe Michelsen e pela conselheira-mor e secretária para América central e América do Sul, Friederike Deeg.

Bispo Jochen Bohl também se surpreendeu com o trabalho das catadoras e dos catadores. No entanto, lamentou que “uma atividade tão difícil seja tão mal remunerada”.

O grupo, em viagem oficial no Brasil e Argentina, foi recebido em Porto Alegre (RS) pela Presidência e Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), seguindo depois para a FLD e para Gravataí. Acompanhadas e acompanhados pela secretária executiva da FLD, Cibele Kuss, e pela assessora de projetos na área de Justiça Socioeconômica, Angelique van Zeeland, as visitantes e os visitantes puderam conhecer o trabalho de separação dos materiais, de prensagem, o espaço e os equipamentos que serão utilizados na futura unidade de beneficiamento de plástico (PP e PE) e o pavilhão de serviços gerais. A visita foi finalizada com uma conversa, no escritório da Cootracar.

“Nosso empenho é que cada vez mais, mais pessoas possam fazer parte da cooperativa”, disse a catadora Ivanir dos Santos. Nessa perspectiva, a Cootracar já está promovendo formação para catadoras e catadores do município.