FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Dia C: jovens propõem ações em favor do direito à comunicação

Você já parou para pensar o quanto a comunicação é importante na vida das pessoas, influenciando diretamente no seu modo de pensar, agir, hábitos alimentares e moda, e a maneira como veem o mundo? É preciso refletir sobre essas perguntas e tentar buscar as respostas.

Prepare-se. O Dia Nacional dos Adolescentes e Jovens Comunicadores 2014 - 17 de outubro - , ou Dia C, está quase aí. A iniciativa é da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras/es (Renajoc), que desafia grupos de adolescentes, jovens, educadoras e educadores a organizarem atividades em suas comunidades locais, com o objetivo de  promover o direito à comunicação.

A data foi criada em 2009 como parte do processo de participação de adoles­centes e jovens na Conferência Nacional de Comunicação. Desde então, esse é o momento em que a sociedade civil, em especial adolescentes e jovens, mostram sua cara e realizam diversas atividades de mobilização, articulação e proposição pelo direito humano à comunicação, não apenas para ter acesso, mas também disseminar conteúdos produzidos por pessoas e comunidades.

Para auxiliar na compreensão da proposta, a Renajoc elaborou um manual explicativo, que pode ser acessado em http://issuu.com/renajoc/docs/manual_dia_c_2014

Entre as possíveis manifestações, a publicação traz sugestões como colher assinaturas para o projeto de lei da Mídia Democrática e realizar intervenções urbanas como graffiti, flashmob, uso de faixas e cartazes, entre outros.  O  ciclo de encontros e capacitações deve encerrar em outubro, com as atividades do Dia C.

Sobre o manual

Use-o livremente para fazer uma ação onde você mora e mande um relato e fotografias das suas ações para comunicacao@renajoc.org.br. Além disso, você encontra na publicação dicas de filmes, vídeos, leituras e ações que você pode usar para iniciar um debate com seu grupo acerca do assunto.

Como participar

Reúna seus amigos, parentes e grupos de adolescentes e jovens, de igreja, centros comunitários ou escolas para refletir sobre a importância da comunicação na vida das pessoas e da comunidade. Você pode realizar seminários, palestras, rodas de conversa, seção de cinema ou qualquer ação que possibilite a reflexão sobre "Por que a comunicação é um direito Humano?".

Parceria com a FLD

A Renajoc tem o projeto “Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito à Comunicação” apoiado pela FLD, por meio do Programa de Pequenos Projetos. Seu objetivo é fortalecer as ações da rede por meio de intervenções em escolas públicas, incentivando estudantes a participarem do processo de democratização da comunicação no Brasil.

A iniciativa propõe ações em 20 cidades brasileiras nas cinco regiões do Brasil, com adolescentes estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, em escolas públicas municipais ou estaduais. A execução do projeto é feita por adolescentes e jovens atendidas e atendidos por iniciativas de fortalecimento da participação juvenil, realizadas por organizações parceiras da Renajoc.

A Renajoc nasceu para dar voz a adolescentes e jovens e influenciar, em espaços políticos e de tomadas de decisão, nos temas de juventude e comunicação.

Contatos

Face: facebook.com/renajoc

Twitter: @renajoc

Contato: comunicacao@renajoc.org.br

Facilitação Nacional: Alessandro Muniz

E-mail: correspondente13@gmail.com

Fone: (84) 8840-7360

Foto: Dia C 2012/Divulgação