FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Diaconia em Rede dá primeiros passos para ser concretizada

"Participar deste encontro foi uma oportunidade muito rica para reforçar os vínculos já existentes”, disse a administradora da Associação Evangélica de Ação Social em Novo Hamburgo (AEVAS), Fabiane Kuhn. “Mas também para conhecer novas pessoas e novas instituições que vivenciam realidades e desafios muito parecidos com os nossos”. A fala referiu-se ao 2º Seminário de Diaconia, realizado nos dias 11 e 12 de junho, em São Leopoldo, reunindo instituições e organizações que têm trabalhos diaconais na área de crianças, adolescentes e jovens no estado do Rio Grande do Sul, vinculadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

O seminário foi promovido pela Coordenação de Diaconia da Secretaria de Ação Social/Secretaria Geral da IECLB, em conjunto com a Fundação Luterana de Diaconia e com a Amencar. “O objetivo é justamente este”, confirmou a coordenadora de Diaconia, Leila Schwingel. “Criar um espaço para que as organizações ligadas à IECLB se encontrem, troquem ideias e assumam a proposta de criar uma rede de Diaconia.”

O primeiro encontro foi realizado nos dias 7 e 8 de novembro de 2012, em Viamão (RS). Naquela oportunidade, foram abordados o Marco Regulatório (referente à relação do Estado com as organizações da sociedade civil) e a Confessionalidade Luterana. Além disso, foi realizado um diagnóstico rápido participativo e elaborado um plano de ação para coletivo de instituições do RS.

Neste segundo encontro, foram trazidos os temas Planejamento, Monitoramento e Avaliação e Que rede é essa – para que as e os participantes tenham uma visão mais acertada da real proposta de uma articulação em rede. “Não é simplesmente reproduzir o que se tem como instituição individual, mas é criar um espaço diferenciado, criativo, democrático, com um projeto ético-político comum e com uma atitude empreendedora – no bom sentido da palavra – e corresponsável”, afirmou a assessora Adriane Vieira Ferrarini.

Plano de ação

A partir de indicações tiradas no primeiro seminário, as e os participantes propuseram um plano de ação para a sequência, incluindo três elementos: Gestão, comunicação e práxis diaconal, sendo que formação perpassa todos estes.

Um encaminhamento concreto dado pelo grupo foi o apoio a criação de um site, para representar a rede nacional de diaconia de forma virtual. Para tanto, foi criado um grupo de referência, que dará andamento à proposta que estará sendo formatada pela FLD.

“Estamos muito satisfeitas com os resultados”, confirmou a coordenadora de Diaconia da IECLB. “O número de instituições participantes aumentou de um encontro para o outro, e vimos muito interesse, perguntas, dúvidas e disposição de construir esta rede de Diaconia.”

Diaconia em Rede

Desde 2011, a Coordenação de Diaconia vem trabalhando com a FLD, buscando fortalecer o tema nos sínodos da IECLB. Assim surgiu o projeto Diaconia em Rede, apresentado pela FLD e que tem apoio da Federação Luterana Mundial e de Pão para o Mundo. Os encontros realizados no RS, Sínodo Sudeste e a Consulta Nacional de Metodologias de Superação da Violência são ações que se deram na perspectiva de formação da Rede Nacional de Diaconia.