FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Docinho de pinhão e mousse de guabiroba: trabalhando com frutas nativas

Dezoito mulheres de 11 empreendimentos do segmento de alimentação da Economia Solidária, participaram da Oficina de Frutas Nativas promovida pela FLD no dia 18 de setembro, em São Leopoldo (RS), atendendo solicitação dos próprios empreendimentos. A iniciativa faz parte do projeto Rede de Comércio Justo e Solidário da FLD.

Ministrada pelo técnico Alvir Longhi e pela técnica Lidia da Rocha Figueiró, do Centro de Tecnologias e Alternativas Populares (Cetap) de Passo Fundo (RS), a oficina foi dividida em dois momentos. No primeiro, uma roda de conversa abordou o porquê, para que e como fazer uso da biodiversidade alimentar, a partir da compreensão do que são frutas nativas e de que forma se diferenciam dos alimentos "formais" e mais facilmente disponíveis no mercado.

O segundo momento foi de preparo e elaboração de pratos com pinhão, guabiroba e butiá. "O entusiasmo das mulheres era visível", disse a assistente técnica da FLD, Graziella Costa Emmert, que acompanha a Rede de Comércio Justo e Solidário. "Foi, sem dúvida, um momento de trocas de saberes e construção de conhecimento".

Veja abaixo algumas receitas repassadas pelo Cetap:

Docinho de pinhão

1 lata de leite condensado

300g de pinhão

100g de coco ralado

Modo de preparo

Misture os ingredientes, leve ao fogo até soltar o fundo da panela e depois modele em forma de caju. Passe no açúcar e coloque nas forminhas de papel nº 4.

Mousse de guabiroba e outras frutas nativas

1 copo americano de suco de guabiroba (ou 200g de polpa)

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite (opcional)

3 claras em neve

Modo de preparo

Bata no liquidificador o suco, o leite condensado e o creme de leite. Coloque numa tigela e acrescente as claras em neve, mexendo suavemente. Ponha num refratário ou em taças individuais e leve à geladeira por algumas horas, até ficar bem firme.

Dica:Substitua as claras em neve por um pacote de gelatina sem sabor dissolvida em ½ xícara (chá) de água fria e amoleça sem deixar ferver. Bata junto com os outros ingredientes.