FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

FLD e IECLB realizam o 4° Encontro da Rede de Diaconia do Rio Grande do Sul

Vinte representantes de diversas organizações do RS participaram, no dia 22 de maio, do 4° Encontro da Rede de Diaconia, em São Leopoldo (RS), promovido pela FLD e Coordenação de Diaconia/Secretaria de Ação Comunitária/Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O tema debatido foi o papel de instituições diaconais de cunho confessional frente a um Estado laico e que tem uma grande diversidade religiosa.

O professor Dr. Oneide Bobsin, reitor da Faculdades EST, falou na parte da manhã, trabalhando a questão a partir da diversidade religiosa brasileira e suas implicações no cenário político e social brasileiro. Bobsin enfatizou a diferença entre um estado ateu e um estado laico - que deve garantir a livre expressão religiosa. À tarde, a assessoria ficou por conta do catequista Me. Cláudio Becker, que conduziu o grupo na reflexão sobre diversidade religiosa e direitos humanos. Um vídeo produzido pela Secretaria de direitos Humanos da Presidência da República sobre o reconhecimento das diferenças e o respeito á diversidade religiosa enriqueceu a discussão.

O próximo encontro está agendado para a primeira semana de outubro. Ao final do evento, foi decidido que mais duas instituições irão compor o grupo gestor da rede: a Cepa Social, através da Centro Infantil Lupicínio Rodrigues (Porto Alegre/RS), e a Associação beneficente Pella Bethânia (Taquari/RS).

Os coffebreaks foram preparados pelo grupo Mãos Unidas de São Leopoldo, um dos empreendimentos da Rede de Comércio Justo e Solidário da FLD.