FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

FLD promove formação na área de gestão para empreendimentos da Economia Solidária

25-06-2016

“O Curso de Introdução à Viabilidade Econômica e Gestão Democrática de Empreendimentos Populares da Rede de Comércio Justo e Solidário foi construído com a equipe da FLD, especificamente a partir das demandas identificadas pelos grupos que compõem esta rede, que é vinculada à FLD”, disse a psicóloga, educadora e pesquisadora, Terezinha Pimenta, da entidade parceira da Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (Capina). Junto com o assistente social Luis Paulo Arena Alves, Terezinha assessorou o segundo módulo, em 22 e 23 de junho, em Porto Alegre (RS), que teve a participação de 22 representantes de 11 empreendimentos. O primeiro ocorreu em abril, em Viamão (RS).

Nos dois dias, atividades práticas de gestão tiveram destaque. O desafio foi promover uma feira para comercialização de produtos no espaço da casa onde foi realizado o curso. Durante o exercício, as mulheres trabalharam em três grupos: um ficou responsável por coordenar o processo de montagem da feira, pensando a programação, a distribuição dos grupos e dos produtos; outro cuidou da infraestrutura, incluindo a reserva do local, soluções para a montagem da estrutura e apoio a outras equipes; já o terceiro grupo assumiu a Comunicação, ficando responsável pela divulgação, pelo registro, com fotos e pequenos textos, e pela programação cultural. Mulheres representantes de cada um dos empreendimentos atuaram como observadoras e levaram suas considerações no dia seguinte para o grande grupo.

No final do encontro, o pedido geral das participantes foi para que a FLD continue com o processo de formação, trazendo outros temas desafiadores para os empreendimentos.

A administradora e psicóloga Maria Luiza Barbosa, que integra a equipe da Capina, acompanhou a realização do segundo módulo em Porto Alegre.

Foto (da esq. para dir.): Maria Luiza Barbosa, Luis Paulo Arena Alves e Terezinha Pimenta