FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Grupo Gestor do Catadoras e Catadores em Rede tem sua primeira reunião

O Grupo Gestor do projeto Catadoras e Catadores em Rede, do MNCR e FLD, com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, teve sua primeira reunião no dia 15 de abril, na sede da Fundação Luterana, em Porto Alegre (RS). Na pauta, o planejamento das ações previstas para os próximos meses para dar conta dos objetivos do projeto, que incluem a criação e fortalecimento  de oportunidades sociais e econômicas autogeridas pelas catadoras e catadores.

Isso significa pensar diferentes oportunidades de geração de trabalho e renda através de iniciativas como a construção de minicentrais de comercialização de materiais recicláveis interligadas em uma rede, a busca de inclusão socioeconômica de catadoras e catadores na gestão compartilhada de coleta seletiva solidária, a qualificação de processos produtivos que envolvem a reciclagem e o intercâmbio de informações.

Participam do grupo gestor lideranças do MNCR e integrantes da equipe da FLD, que vão acompanhar o projeto. A previsão é que os encontros sejam realizados periodicamente, também como forma de monitorar o processo.

Catadoras e Catadores em Rede

O projeto foi construído pela FLD  em parceria com o MNCR e prevê a articulação de centros de referência regionais, constituídos a partir das redes já existentes, Coleta Solidária e Catapampa. A primeira é composta por 20 empreendimentos econômicos solidários, em 17 municípios das regiões Vales dos Sinos e Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra, Norte e Litoral Norte. Já a Rede Catapampa é composta por 16 empreendimentos econômicos solidários, localizados em 16 municípios das regiões Vales do Rio Pardo, Taquari e Jacuí, Centro e Fronteiro Oeste.  A previsão é que o projeto atenda, em dois anos, um total de 810 catadoras e catadores.

Foto: Thais Kühnrich