FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Instituições diaconais se reúnem no 1º Encontro da Rede de Diaconia em Brasília

5-11-2015

Buscando fortalecer mutuamente a promoção da diaconia, grupos de diversas instituições diaconais se reuniram no 1º encontro da Rede de Diaconia – articulação Centro Oeste, Nordeste e Norte, entre os dias 28 e 29 de outubro, em Brasília (DF). O encontro possibilitou, entre outras melhorias, facilitar a comunicação entre as instituições que compõem a rede por meio da eleição de um grupo gestor que representa as três regiões envolvidas.

Além do Pastor Sinodal Dalcido Gaulke, do Sínodo Brasil Central, estiveram presentes 14 pessoas, representantes de 6 Instituições Diaconais, que puderam apresentar seus trabalhos e suas organizações afim de trocar experiências e conhecimentos das atividades que cada uma realiza.

O evento coordenado pela Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), contou com a participação de Amazico José Rosa, assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, e Silvio Rocha Sant´Ana, da Fundação Grupo Esquel Brasil. Os dois representantes apresentaram a lei 13.019/2014, que defini o novo Marco Regulatório para Organizações da Sociedade Civil (MROSC), assim como apontaram características da sua evolução e suas fragilidades.

A análise crítica do documento possibilitou que as lideranças percebessem a necessidade do acompanhamento da proposta no congresso por parte das OSC’s, além de proporcionar um aprofundamento no assunto.

O Grupo gestor, escolhido para manter o grupo atualizado e em contato é formado por representantes do Norte, Nordesde e Centro Oeste: Josefa Maria da Silva, de Pernambuco, Marcos Ritzmann, do Distrito Federal, e Siglinda Braun Schliwe, de Rondônia.

Duas oficinas foram ministradas na ocasião: Relação Comunidades de Fé e Instituições Diaconais no Fortalecimento da Diaconia, conduzida pela diácona Débora Krauser, e Diaconia Transformadora e Justiça de Gênero, conduzida por Rogério Oliveira de Aguiar, assessor de projetos da FLD.  Outra atividade possibilitou que participantes visitassem o Cantinho do Girassol e a Casa da Esperança, duas organizações diaconais da cidade de Ceilândia (DF).

Lideranças presentes no encontro escreveram uma carta sobre o 1º encontro da Rede de Diaconia em Brasília. Confira a mensagem disponível para download: