FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Jovens Guarani fazem vídeo sobre importância da floresta para existência dos povos indígenas

2-05-2017

“Nós, Mbyá Guarani, vivemos da sabedoria dos nossos ancestrais. Nós sempre vivemos da mata. Precisamos da mata para sobreviver. Dela tiramos nosso alimento, guabiroba, pitanga e outras frutas pra alimentar as crianças. Por esse motivo, a mata é tão importante para nós. Hoje, os brancos estão desmatando tudo. Aos poucos, tiram tudo de nós”. O depoimento de Laurinda Kerexu faz parte do documentário Ka'aguy Rupa – Mato, Floresta, em Português –, feito pela organização Comunicação Kuery, integrada por jovens Guarani.

A floresta é condição para a existência dos povos indígenas. Frente ao contexto de destruição e de depredação das matas, o grupo gravou o documentário para registrar a memória e a saberia das pessoas mais antigas, mostrando a importância para a alimentação, medicina, artesanato e para a própria espiritualidade dos indígenas. A relação transcende o uso da floresta – sem ela não existe a cultura e não existirão os Mbyá-Guarani.

Realizado em parceria com o Coletivo Catarse e com apoio do Programa de Pequenos Projetos da Fundação Luterana de Diaconia, o vídeo será lançado oficialmente em junho, em local e data ainda a serem marcados. O trailer já está disponível e pode ser acessado aqui

Fonte: Comunicação Kuery