FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Juventude luterana começa a chegar na Cúpula dos Povos no Rio de Janeiro

Criatitude – Rumo à Rio+20 é uma iniciativa que visa facilitar a participação de jovens luteranos da América Latina na Cúpula dos Povos da Rio+20, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Realizado entre 16 e 21 de Junho de 2012, no Rio de Janeiro (RJ), o encontro é a continuação do Criatitude – Jovens pelo Cuidado com a Criação, lançado no Mês de Missão da Juventude Luterana em 2011, e culminará com a implementação de projetos regionais de ecojustiça e oficinas no Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE) e VII Fest’ Art, a realizar-se em Julho, em Pelotas (RS), Brasil.

Alinhado com o tema do ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) para 2011: Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso, e para 2012: Comunidade Jovem – Igreja Viva, o projeto é uma plataforma para o desenvolvimento de lideranças e a promoção do protagonismo juvenil. Ao final, os participantes terão vivenciado as conexões entre realidades locais e questões políticas globais, incidência pública, meios de promoção de impacto positivo na sociedade, sustentabilidade, ecojustiça e as principais ideias envolvendo a Rio+20 e a Cúpula dos Povos.

Os jovens reunidos pelo Criatitude serão também parte da Caravana Ecumênica da Juventude, cujo principal objetivo é incidir politicamente na Cúpula dos Povos (Rio +20), empoderar as juventudes e construir caminhos para um mundo realmente justo. As atividades se concentrarão no espaço Religiões por Direitos da Cúpula dos Povos da Rio+20, que estará no Aterro do Flamengo, junto com os outros espaços.

O programa no Rio de Janeiro inclui oficinas, palestras, encontros, celebrações ecumênicas, entre muitos outros. Momentos marcantes serão o culto ecumênico realizado na Paróquia Martin Luther, o Dia da Mobilização Global, a Celebração Ecumênica junto com jovens de outras instituições, o lançamento do livro Juventude e Justiça Socioambiental: perspectivas Ecumênicas e a oficina do Criatitude. Os jovens contarão ainda com um encontro com os delegados da Federação Luterana Mundial (FLM), na Rio+20.

O projeto, coordenado pelo Conselho Nacional da Juventude Evangélica da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), conta com a parceria da Secretaria Geral da IECLB e da Fundação Luterana de Diaconia e tem o apoio da FLM. 

 

Raquel Helene Kleber, estudante de Relações Internacionais, JE Sínodo Rio dos Sinos, delegada da FLM na Rio+20.