FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Projeto Diaconia em Rede promove terceiro encontro da articulação SC/PR

A FLD e a Coordenação de Diaconia/Secretaria de Ação Comunitária/Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) promoveram, nos dias 16 e 17 de abril, o III Encontro da Diaconia – Articulação Santa Catarina e Paraná –. O encontro foi realizado na Casa de Retiros Recanto Champagnat Marista, na cidade de Florianópolis (SC), com a participação de 16 representantes de 13 instituições diaconais.

A iniciativa integra o projeto Fortalecendo a Diaconia em Rede (http://www.diaconiaemrede.com.br), iniciado em 2011, que conta com o apoio das organizações Pão para o Mundo e Federação Luterana Mundial.

A meditação de acolhida foi feita pela coordenadora de Diaconia da IECLB, Carla Jandrey, com base no texto de Atos 6.1-7, que aborda os desafios das primeiras comunidades cristãs no campo da assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade.

À tarde, o catequista e professor Cláudio Becker trabalhou o tema "Desenvolvimento Comunitário" na perspectiva diaconal. Para melhor ilustrar o assunto, apresentou um embasamento teórico, que permitiu um diálogo com as práticas cotidianas de cada instituição, finalizando com um momento de partilha e troca de experiências. No segundo dia, o grupo visitou a Casa Luterana - uma das frentes de trabalho do Grupo de Ação Diaconal (GAD) –, no Morro de Santa Vitória em Florianópolis.

Segundo Rogério Aguiar, assessor técnico da FLD, a rede tem se mostrado um espaço de aproximação e identificação mútua, onde o intercâmbio de experiências e práticas é fundamental para o fortalecimento das instituições diaconais em um contexto social de constantes transformações.