FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Conselho de Missão entre Povos Indígenas disponibiliza caderno elaborado pelos Laklãnõ / Xokleng

19-04-2016

O material preparado pelo Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), parceiro estratégico da FLD, para trabalhar a Semana dos Povos Indígenas com grupos de crianças e de jovens, traz aspectos da história e cultura, da vivência comunitária e do convívio com a Natureza, dos mitos, da língua, da educação, do artesanato e das ervas medicinais dos Laklãnõ / Xokleng, o Povo que Caminha em direção ao Sol. 

Na publicação, a comunidade também conta sobre suas experiências ecológicas, especialmente sobre a Trilha do Sapopema. Nela, as jovens e os jovens aprendem das anciãs e dos anciãos a importância da Natureza para a vida de todo o planeta.

A primeira parte do caderno é elaborada por crianças, enquanto a segunda é destinada ao público juvenil. A terceira parte traz orientações sobre como trabalhar a publicação de forma didática. 

O caderno está disponível para download aqui. Os textos e os desenhos elaborados pelo povo Laklãnõ / Xokleng, bem como informações complementares, podem ser encontrados em www.comin.org.br. 

O povo Laklãnõ / Xokleng vive na Terra Indígena (TI) Laklãnõ, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A TI é formada por oito aldeias: Palmeira, Toldo, Sede, Pavão e Plipatól localizam-se no município de José Boiteaux; Figueira e Coqueiro, no município de Vitor Meireles; já a aldeia Bugio divide-se em duas partes – uma em Doutor Pedrinho e outra, em José Boiteaux.

Atualmente, a população é de aproximadamente 2.500 habitantes, formada principalmente pelo povo Laklãnõ / Xokleng e alguns descendentes do povo Kaingang e do povo Guarani Mbya.