FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Seminário trará experiências de Coleta Seletiva Solidária em municípios gaúchos

14-09-2015

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) realizam no dia 17 de setembro, em Rio Pardo (RS), o Seminário Fortalecendo a Reciclagem Popular – experiências de Coleta Seletiva Solidária. O seminário integra as ações do projeto Catadoras e Catadores em Rede, executado pela FLD no Rio Grande do Sul, em parceria com o MNCR e patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.

Na programação consta o relato de experiências de municípios gaúchos que já estão à frente do cumprimento da lei 12.305/10, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A lei contém instrumentos para permitir o avanço necessário ao país no enfrentamento de problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.  Ainda, define metas para a eliminação dos lixões e impõe a criação de instrumentos de planejamento nos municípios, estados, microrregiões e território nacional para a coleta seletiva.

A grande inovação é a determinação que a coleta seletiva nos municípios seja feita prioritariamente por associações e cooperativas de catadoras e de catadores de materiais recicláveis. Além da inclusão socioeconômica deste segmento, catadoras e catadores têm realizado um competente trabalho de educação ambiental junto a moradoras e moradoras dos municípios. 

Confira a programação:

9h - Mesa de abertura

9h30 - Coleta Seletiva Solidária em Santa Cruz do Sul: experiência premiada nacionalmente - Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat)

10h - Encruzilhada do Sul: implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul e Cooperativa Mista de Coleta e Reciclagem de Encruzilhada do Sul (Coomcreal)

10h30 - Do lixão à Coleta Seletiva Solidária: a experiência de Uruguaiana - Prefeitura Municipal de Uruguaiana e Associação de Catadoras e Catadores Amigos da Natureza (Aclan)

11h - 12h – Debate e encaminhamentos

Foto ilustrativa: Coleta Seletiva Solidária em Uruguaiana (RS)