FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Superação da violência doméstica: Nem tão Doce Lar em Rio das Antas

6-03-2017

Rio das Antas grupo

A prefeitura municipal de Rio das Antas (SC), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e a Paróquia Rio das Antas/Sínodo Norte Catarinense da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) promoveram, nos dias 3 e 4 de março, a Nem tão Doce Lar, exposição interativa da FLD.

A Nem Tão Doce Lar envolve uma metodologia de intervenção coletiva para a superação da violência familiar. Trata-se de uma mostra itinerante que possibilita a popularização da discussão e do enfrentamento da violência, ao levar para o espaço público uma típica casa familiar, com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças e jovens.

Além disso, a mostra busca sensibilizar o poder público, organizações e grupos da sociedade civil e comunidades religiosas para que assumam em conjunto o enfrentamento e a superação da violência doméstica. Desta forma, junto com a exposição, a FLD promove oficinas para representantes de organizações, que também atuam como acolhedoras e acolhedores ao público visitante.

Em Rio das Antas, antes da inauguração da Nem tão Doce Lar, foram realizadas duas oficinas, com a participação de trabalhadoras, trabalhadores e gestoras e gestores das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação, de diversos municípios vizinhos. Também participaram membros de confissão luterana, católica e pentecostal. 

Para o pastor da paróquia, Armin Andreas Hollas, o seminário e a exposição são ferramentas que fazem refletir sobre a violência doméstica e a necessidade de lutar pela sua superação – também nas igrejas, onde esse problema muitas vezes passa despercebido.

Texto: Armin Andreas Hollas/Comunicação da FLD