FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra Mulheres termina hoje

10-12-2015

Finaliza hoje, dia 10, a campanha em apoio aos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres. A FLD participou com posts relacionados, que iniciaram no Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Outras datas celebradas foram o Dia Internacional da não Violência contra a Mulher, no dia 25 de novembro; o Dia Mundial de Combate à Aids, no dia 1º de dezembro; o Dia Nacional de Mobilização de Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, no dia 6 de dezembro; e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A proposta faz parte do trabalho da FLD na área de Direitos Humanos, especialmente relacionada à Justiça de Gênero. Esta é orientada pela Política de Justiça de Gênero da FLD, um documento normativo e estratégico que implementa a justiça de gênero como critério transversal para todas as dimensões do seu trabalho e para todos os projetos por ela fomentados ou executados diretamente.

A Campanha dos 16 Dias de Ativismo é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público, engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivda pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. 

O documento da Política de Justiça de Gênero da FLD está disponível para download: 

   Política de Justiça de Gênero