FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Apoio psicossocial de base comunitária em emergências

Apoio psicossocial de base comunitária em emergências

Qualquer resposta em emergência deve ser apropriada, controlada e orientada pela população afetada. Deve fazer uso das estruturas de apoio existentes na família, comunidade e nos níveis local, nacional e internacional. A população afetada deve ser envolvida já na fase inicial da resposta à emergência, da forma mais intensa possível, desde a avaliação inicial, passando pela concepção, implementação, monitoramento e avaliação final de qualquer ação de auxílio. 

Conflitos armados e desastres naturais podem causar sofrimentos psicológicos e sociais significativos. Estes impactos psicológicos e sociais nas emergências normalmente são profundos no curto prazo, mas podem também fragilizar a saúde mental e o bem estar da população afetada no longo prazo. Suprir tais necessidades é tão importante quanto satisfazer as necessidades óbvias de água, alimento, assistência médica, abrigo e de roupas.

Os objetivos do apoio psicossocial de base comunitária incluem: ajudar a população afetada a atingir uma vida estável e integrada e recuperar a esperança, dignidade, bem- estar mental e social e um senso de normalidade.

Clique abaixo para fazer o download desta publicação:

   Apoio psicossocial de base comunitária em emergências