FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Gestão de Riscos e de Desastres - Contribuição da Psicologia

Gestão de Riscos e de Desastres - Contribuição da Psicologia

Após o processo compartilhado de construção de uma política pública para a Defesa Civil, com a 1a Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistên- cia Humanitária, em março deste ano, a Defesa Civil se propôs a estabelecer diálogos entre o poder público, agentes de Defesa Civil, profissionais de diver- sas áreas e sociedade civil para fortalecer as ações de prevenção e preparação, inserindo novos protagonistas na Defesa Civil, com ênfase na construção de cidades mais seguras. 

Para nós, tornou-se evidente a necessidade de uma gestão integrada, inter e multidisciplinar, que possa se efetivar de forma multissetorial nos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – buscando a ampla participação da comunidade. Mobilizar novos atores e capacitar as pessoas que já estão atuando em Defesa Civil é uma das prioridades da Secretaria Nacional de Defesa Civil nos últimos anos. 

Neste sentido, o curso a distância “Gestão de Riscos e de Desastres: contri- buições da Psicologia” tem o propósito de construir ou iluminar caminhos entre a Psicologia e áreas afins e a Defesa Civil, de modo a divulgar as diferentes pos- sibilidades de atuação destes profissionais no processo de gestão dos riscos e na gestão dos desastres. Esperamos que este curso promova trocas de experiências e partilha de conhecimentos, aprimorando a atuação de todos para a construção de comunidades mais resilientes, cidades sustentáveis e pessoas mais saudáveis. 

Nosso objetivo é capacitar para criar e compartilhar para aprender, cons- truindo redes de proteção e atuação para que a Defesa Civil seja, dia-a-dia, uma ação de todos nós. Por isso, agradeço a sua participação e saúdo a sua presença no Sistema Nacional de Defesa Civil, em nome da equipe da Secretaria Nacio- nal de Defesa Civil.

Clique abaixo para fazer o download desta publicação:

   Gestão de Riscos e de Desastres - Contribuição da Psicologia