FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Justiça Econômica

A luta para uma justiça econômica aponta para a atuação da FLD em diversos níveis:

1. Apoio a projetos de desenvolvimento local com garantia de direito a trabalho digno. A cidadania política é complementada pela cidadania econômica.

2. Apoio a iniciativas comunitárias de trabalho e renda que fortaleçam a autonomia econômica de mulheres e de jovens. O reconhecimento da participação e da liderança política, econômica e social das mulheres é um aspecto crucial do desenvolvimento.

3. Apoio para a comercialização solidária, o comércio justo e o consumo consciente. O desafio da busca por uma justiça econômica significa também a luta pela transformação de valores e estruturas que promovem o consumo exagerado e não responsável, a exploração dos trabalhadores e a exploração dos recursos naturais. Os grupos sociais estão começando a trabalhar com a percepção de mercados como uma realidade econômica e social e, ao mesmo tempo, como um espaço de resistência contra a exclusão e um espaço de organização social de produção para poder alcançar um processo de emancipação, cidadania e transformação da sociedade.

4. Fortalecimento de organizações populares e movimentos sociais e incidência em políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Grande parte da mudança de comportamento e de estruturas depende de políticas públicas. Temas para incidência são, entre outros, a construção de um marco legal para empreendimentos econômicos solidários, coleta seletiva de materiais recicláveis com inclusão de catadores, auditoria da dívida externa, regulação dos sistemas financeiros, monitoramento orçamentário dos gastos públicos e democratização da comunicação.