FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

​Adolescentes debatem a participação cidadã e valorização da vida

27-11-2015

O Proame Cedeca, parceiro da FLD desde 2001, realizou no dia 26 de novembro um encontro de adolescentes, em mais uma edição do evento Diálogos, com o tema Participação Cidadã e Valorização da Vida. O evento, preparado pela organização em parceria com adolescentes, teve o objetivo de debater a participação efetiva e cidadã de jovens como uma forma de prevenção à violência e valorização da vida e, dessa forma, contribuir para o avanço na construção de políticas mais justas e na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Proame Cedeca, Henry Seibert, que dirigiu sua fala ao público adolescente, ressaltando “vocês são cidadãs e cidadãos de direito. Não tenham receio de expressar suas ideias.” Graziella Emmert, assessora de projetos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), parceira na realização do evento, falou sobre a alegria de ver um grupo de jovens reunidas e reunidos para falar de um tema tão importante como a participação.

As adolescentes e os adolescentes tiveram a oportunidade de conversar e debater separadamente das adultas e dos adultos, conduzindo o diálogo com a apresentação de suas experiências de participação e também falando sobre os grupos e organizações que frequentam. Thales Maggots, integrante do Fórum de Adolescentes, afirmou que “é importante conversar sobre nossos direitos e a participação é um deles.”

IMG_6191

O público adulto, em outro espaço, falou sobre os desafios de trabalhar e efetivar o direito à participação, garantido no Estatuto de Crianças e Adolescentes. “Precisamos mudar toda uma cultura. Ainda lutamos para fomentar a participação”, ressaltou a diretora executiva do Proame Cedeca, Odete Zanchet. Graciela Emmert, da FLD, afirmou que esse desafio é grande “e está posto. Os jovens tem conquistado cada vez mais espaço de protagonismo e autonomia.”

Diálogos Proame Cedeca: Participação Cidadã e Valorização da Vida reuniu cerca de 65 participantes, sendo quase 50 adolescentes e jovens. O evento aconteceu no Centro Medianeira, em São Leopoldo, e contou com a parceria da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e apoio da KNH e do Centro Medianeira.