FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Na Semana dos Povos Indígenas, aproxime-se dos Kaiowá, um povo que caminha

17-04-2013

Os Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, são tema de 2013 do já tradicional Caderno da Semana dos Povos Indígenas (14 a 20 de abril), organizado pelo Conselho de Missão entre Indígenas (Comin). Com o título – Kaiowá: um povo que caminha –, o caderno traz informações, histórias, desenhos e fotos, além de uma proposta didática, para ser trabalhado com crianças e jovens. 

O caderno do Comin nos aproxima dos Kaiowá, ao apresentar um pouco da cultura deste povo que caminha, como a história da Criação do Mundo: A terra foi criada porque o Ser Criador, Nhanderu, precisava de um lugar para apoiar seus pés. Ele esticou a terra, aumentando seu tamanho, para que todas as pessoas também tivessem um lugar onde apoiar os pés, viver conforme seus costumes, criar o sustento e visitar-se. Foi caminhando que as primeiras pessoas da terra encontraram os animais e as plantas, deram-lhes nomes e conviveram com eles.

Ainda, na publicação, um grupo de estudantes universitários conta que a terra é como mãe: "Nós Guarani e Kaiowá respeitamos muito a terra. Ela nos dá lugar para morama e para plantar de tudo. Nós a engrandecemos como a nossa mãe. Por isso nós zelamos por ela.  Quando vamos usar a terra, nós perguntamos a ela através de orações se podemos plantar nela as sementes; depois pedimos para ela que faça brotar bem o que nela plantamos."

Mais informações sobre o material, junto ao Comin, pelo site http://www.comin.org.br


Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil. A foto foi tirada em Douradina (MS), durante o Aty Guassu, tradicional assembléia que reúne lideranças indígenas, anciãos, rezadores e demais membros da etnia Guarani.

0.0

No Comments Yet...

Leave a reply

Your email address will not be published.