FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Organização da Cúpula dos Povos prevê a participação de 15 mil pessoas

Começa hoje, sexta-feira (15), na capital carioca, a Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O encontro deve receber cerca de 15 mil participantes, brasileiros e estrangeiros, até o dia 23 de junho, em mais de 600 eventos espalhados pelo Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade.

Organizado por cerca de 200 organizações da sociedade civil, como o movimento indígena, de mulheres, de negros, por religiosos e ambientalistas do mundo inteiro, a cúpula pretende denunciar “as causas da crise socioambiental”, além de se contrapor ao conceito de economia verde, defendido na conferência da ONU que reunirá chefes de Estado no Riocentro.

Em entrevista à "Rádio Nacional", um dos organizadores da cúpula, Ivo Lesbaupin, disse que as soluções apresentadas pela Rio+20 “são insuficientes em relação à gravidade da situação” do planeta. “Nossa intenção é fazer uma análise crítica das falsas soluções, como a economia verde, e apresentar caminhos para enfrentar a crise ambiental que vivemos”, explicou.

Com o tema Na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, serão promovidos nos próximos dias debates, assembleias, shows e manifestações. Entre as mais importantes está o protesto na Vila Autódromo - comunidade ameaçada pelas obras dos Jogos Olímpicos, em Jacarepaguá, na zona oeste - que ocorrerá dia 20, paralelamente à abertura do encontro de cúpula da conferência.

Experiências bem-sucedidas nas áreas de agroecologia e energia renovável serão apresentadas em minicursos durante o evento. Passeios a empreendimentos considerados tóxicos na Baixada Fluminense estão sendo divulgados. Um Fórum de Mídia Livre vai debater políticas de comunicação, entre outros temas, e uma rádio na internet vai amplificar as declarações dos participantes. 

A FLD participa com seus parceiros estratégicos, o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) e Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e com seu parceiro institucional Serviço das Igrejas Evangélicas da Alemanha para o Desenvolvimento, o EED. Ainda, acompanha os jovens do projeto Criatitude - Rumo à Rio+20 junto com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que está integrado à Caravana da Juventude - reunindo cerca de 240 jovens de todas as partes do país.

Leia mais em http://cupuladospovos.org.br/

 

Fonte: Agência Brasil