FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Primeiro Curso de Apoio Psicossocial de Base Comunitária para lideranças religiosas

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), o Fórum Ecumênico ACT Brasil e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), em parceria com a Comunidade Internacional de Prática em Apoio Psicossocial de Base Comunitária (APBC) da Aliança ACT, estão realizando o primeiro curso de Apoio Psicossocial de Base Comunitária em Emergências no Brasil voltado a lideranças de diferentes expressões religiosas. O curso está marcado para os dias de 4 a 8 de maio de 2015, em Porto Alegre (RS).

Em contextos de desastres, o papel desempenhado pelas lideranças religiosas é essencial: além de se envolverem no estágio inicial da resposta, são reconhecidas como elos fundamentais junto às comunidades afetadas: conhecem sua história, suas tradições, suas forças e desafios.

A abordagem de APBC acrescenta as dimensões mental, social, emocional, cultural e espiritual à tradicional ajuda humanitária, centrada nos aspectos biológicos e materiais. É fundamentada no fortalecimento do bem estar psicossocial das pessoas e comunidades afetadas, permitindo sua recuperação a partir de seus próprios conhecimentos, organização e capacidades.

Como participar:

Para participar, as pessoas interessadas deverão preencher o formulário em anexo e enviá-lo para os e-mails [email protected] e [email protected] até 20 de março. As pessoas selecionadas serão comunicadas diretamente e, entre os dias 30 de março e 1° de abril, a FLD irá entrar em contato para que as passagens aéreas sejam providenciadas com a máxima urgência.

Sobre custos:

As despesas com transporte aéreo ou terrestre (ônibus), hospedagem e material durante o encontro serão asseguradas pelas organizações promotoras do curso. As pessoas participantes deverão cobrir as despesas menores durante a viagem, tais como: táxi, transporte público e alimentação.

Presença integral:

A presença integral no curso é condição indispensável para a seleção, uma vez que os conteúdos estão interligados e se complementam na formação. Serão fornecidos certificados.

Conteúdos:


  • Promoção do bem estar psicossocial
  • Cuidado espiritual
  • Princípios orientadores do apoio psicossocial de base comunitária
  • Primeiros socorros psicológicos
  • Gestão de conflitos
  • Resiliência
  • Mobilização comunitária
  • Códigos de conduta
  • Construção de sentidos
  • Outros temas.

Assessoras:

Kathy Angi é pastora ordenada da Igreja Presbiteriana dos EUA, graduada em Serviço Social e especialista em Apoio Psicossocial. Kathy trabalhou durante 20 anos na área de resposta humanitária em situações de emergência na África, Ásia, América Latina e Europa. A interface entre o mundo humanitário e o mundo inter-religioso é uma área de especial interesse para ela, que tem trabalhado com a Aliança ACT e seus membros desde 1994, atuando, ainda, numa congregação local nos EUA.


Anne Kubai é professora de Estudos Inter-religiosos da Universidade de Uppsala, Suécia. Com extensa pesquisa e trabalho com várias comunidades religiosas na África, América Latina, Caribe e Europa em tempos de crises, interessa-se particularmente pelo tema das religiões em situações de emergência. Anne é queniana, mas mora e trabalha na Suécia há 10 anos. Presta consultoria para o governo sueco na área de cuidados com pessoas refugiadas e tem experiência no trabalho com pessoas deslocadas e sobreviventes de tortura.


FLD e emergências: A inclusão do tema Emergências/Ajuda Humanitária na atuação institucional da FLD deu-se em 2011, a partir do vínculo com a Aliança ACT (Action by Churches Together), uma associação global de igrejas e organizações relacionadas a igrejas, dedicada à erradicação da pobreza, injustiça e defesa dos direitos humanos. O trabalho da FLD em emergências se dá especialmente nas áreas de prevenção de risco de desastres e de apoio psicossocial de base comunitária, por meio de projeto apoiado pela Ajuda das Igrejas Norueguesas (AIN). 

Ilustração: Árvore símbolo de APBC