FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Projeto Criatitude coloca jovens luteranos no cenário internacional

Um grupo de jovens luteranos está participando da Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro (RJ), o evento organizado pela sociedade civil paralelamente à conferência oficial da Rio+20. Os 28 jovens da IECLB, pertencentes a 10 sínodos, e seis de igrejas luteranas da Bolívia, Chile, Colômbia, Nicarágua e El Salvador integram o projeto Criatitude – Rumo à Rio+20, da Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), junto com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e com a Federação Luterana Mundial (FLM).

O grupo integra a Caravana da Juventude, organizada pela Rede Ecumênica de Juventude, a REJU. São cerca de 200 pessoas – jovens e adultos – hospedados no Instituto Bennet, colégio e faculdade metodistas, localizado próximo do Aterro do Flamengo, onde está montada a Cúpula dos Povos. 

“O projeto Criatitude – Rumo à Rio+20 começou em 2011, com a elaboração da Cartilha Criatitude, uma parceria do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica do Sínodo Rio dos Sinos (Cosije), da Secretaria Geral da IECLB através da Secretaria de Educação e da FLD”, disse a coordenadora do Programa de Voluntários de Missão Internacional e pessoa de referência para assuntos da juventude, a diácona Simone Voigt. 

A cartilha Criatitude foi criada a partir do Tema do Ano da IECLB de 2011, Paz na Criação de Deus, Esperança e Compromisso, já pensando no tema de 2012, Comunidade Jovem, Igreja Viva, e também na Rio+20. O material serviu como ferramenta para se trabalhar o Mês de Missão de 2011 do Conselho Nacional da Juventude (Conaje). 

“A cartilha foi a semente para o Criatitude – Rio+20 –“, relatou Simone. “Esta iniciativa coloca a juventude luterana como protagonista em um evento histórico, internacional”, afirmou a assessora de projetos da FLD, Marilu Nörnberg Menezes, que também está na coordenação do projeto. 

Os jovens e as jovens participaram no dia 17 da Vigília Por Justiça Social e Ambiental, contra a Mercantilização da Vida, no Aterro do Flamengo. Também estão ministrando oficinas no Bennet para outros jovens e vão apresentar uma palestra na Cúpula dos Povos no dia 19 de junho, intitulada Criatividade e Protagonismo – Criatitude, na tenda da Juventude e Justiça Socioambiental. Além disso, vão participar com milhares de outras pessoas do Dia da Mobilização Global, no dia 20 de junho.

 

O que é:

A Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global em contraposição ao evento oficial da Rio+20. A Cúpula dos Povos acontece de 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), com a participação de 20 mil pessoas.

http://cupuladospovos.org.br 

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada de 13 a 22 de junho, reúne delegados de organizações nacionais e internacionais, que discutem o tema O Futuro que queremos. No dia 20, participam da conferência a presidenta Dilma e outros chefes de Estado. O encontro marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).

http://www.uncsd2012.org/

 

Foto: Alex Reblim/ADL