FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores ganha prêmio internacional

A Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc), que tem o apoio do UNICEF no Brasil, foi uma das vencedoras da edição 2012 do Prêmio Internacional da Fundação Alexander Bodini, de San Marino. O anúncio foi feito em Nova Iorque, no início de fevereiro de 2013, pelo representante permanente da República de San Marino na ONU, Daniele Bodini.

“O reconhecimento internacional da Renajoc ajuda a chamar a atenção para a importância da participação de adolescentes na democratização dos meios de comunicação”, afirmou o coordenador do programa Cidadania dos Adolescentes do UNICEF no Brasil, Mário Volpi.

O prêmio foi criado em 2006 para apoiar iniciativas lideradas por adolescentes e jovens que promovem o debate e a realização dos seus direitos e contribuem para a participação significativa de crianças, adolescentes e jovens em temas que afetam o seu bem-estar.

A Rede de Jovens Jornalistas (Young Reporters Network) da Tanzânia também foi reconhecida com o mesmo prêmio.

A edição de 2012 destinou US$ 30.000 para cada organização de adolescentes e jovens. Os vencedores deverão desenvolver uma apresentação audiovisual breve para documentar a implementação das atividades mencionadas na proposta.

Prêmio Fundação Alexander Bodini

O prêmio reconhece a contribuição positiva e dedicação de meninos e meninas à promoção dos direitos da infância e adolescência. O objetivo do prêmio é promover organizações lideradas por crianças, adolescentes e jovens como um modelo para outras crianças, adolescentes e jovens em todo o mundo.

O UNICEF apoia esse prêmio como uma expressão do compromisso com o direito das crianças e dos adolescentes a participar em assuntos que os afetem e como reconhecimento da contribuição positiva das crianças, dos adolescentes e dos jovens como agentes de mudança social.

Renajoc

A Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc) conta com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia. Ela foi criada em abril de 2008 no I Encontro de Adolescentes e Jovens Comunicadores, que antecedeu a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. O encontro foi promovido pela ONG Viração Educomunicação, com o apoio do UNICEF. A Rede começou contribuindo com a Cobertura Jovem que ocorreu durante o evento e, na sequência, criou um Grupo de Trabalho chamado “Mobiliza Rede” para dar continuidade às ações da Rede.

Desde então, a Renajoc participa de ações que buscam unir adolescentes e jovens do Brasil para chamar a atenção para o Direito Humano à Comunicação, fazendo coberturas colaborativas de eventos relevantes para os adolescentes e jovens e integrando debates nacionais sobre adolescência, juventude e comunicação. Foi por isso que a Renajoc criou o “DIA C” – Dia Nacional da Juventude Comunicativa, comemorado em 17 de outubro juntamente com o Dia da Democratização da Comunicação.

Em 2012, a Renajoc passou a compor o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), no qual integra as ações relacionadas às temáticas de juventude e comunicação.

FONTE: Assessoria de Comunicação do UNICEF

FOTO Arquivo FLD: Os jovens da Renajoc fizeram a cobertura do Seminário Justiça Socioambiental e mudanças climáticas, promoção da FLD e parceiros, em novembro de 2012, São Leopoldo/RS