FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA

Notícias

Reju lança edição ampliada da publicação

A Rede Ecumênica da Juventude (Reju) está disponibilizando a edição ampliada da publicação “O Espírito sopra onde quer...”, lançada em 2011, durante a Campanha Nacional contra a Intolerância Religiosa. “Além dos estudos bíblicos presentes na primeira edição, acrescentamos textos para diálogos em grupo, promovendo uma aproximação com a temática a partir de distintas perspectivas”, disse o facilitador nacional da organização, Daniel Souza.

Desde 2011, a Reju tem como principal atuação em incidência pública a Campanha contra a intolerância religiosa. A partir disso, procura desenvolver espaços de reflexão, parcerias e ações para a superação da intolerância religiosa e a convivência inter-religiosa, no horizonte da promoção dos direitos. “Buscando o empoderamento de nossas juventudes, nos envolvemos na releitura das tradições religiosas a partir de uma hermenêutica ecumênica e juvenil”, afirmou.

“Nos perguntamos: como temos lido os textos tidos como sagrados em nossa fé? Estas leituras favorecem as diversas maneiras de intolerância ou fermentam caminhadas de novidade e liberdade? Com estas questões, olhamos para o texto bíblico, para as memórias que temos de suas interpretações, para os novos significados e criações que geramos”, esclareceu Daniel.

O livro é construído em dois momentos. O primeiro deles, Textos para o diálogo, traz uma coletânea de cinco artigos que procuram abrir horizontes sobre a temática da intolerância religiosa. Já o segundo momento é composto de seis Estudos Bíblicos, também construídos por jovens de diferentes confissões religiosas, que procuram reler as tradições tidas como sagradas no cristianismo a partir das realidades de intolerância religiosa, propondo novos rumos de liberdade.

Dos quatro cantos da terra

sopram os ventos


Levam e trazem coisas boas


E sem que eu perceba,


vivo por isso


Vivo do ar


Que me dá vida,


e a ti também


Quando penso em nossas diferenças


Quando reflito sobre nossas semelhanças


Concluo e digo:


Enquanto o ar – gratuito –


Encher de plenitude de vida o meu peito


Cantarei uma canção de mãos dadas contigo


E se algo a mais nos for pedido,


Sejamos chama de ar,


Ventos de água,


Rios de fogo,


Pois a natureza,


assim como eu você


Promove a harmonia em suas diferenças.


(Elton Tada, Ser seu eu, Terra)