Bebida alcoólica e violência doméstica

Bebida alcoólica e violência doméstica

VIOLENCIA E ACOOLISMO

As ilustrações são de uso exclusivo da metodologia Nem Tão Doce Lar – direitos autorais cedidos pelo autor/ilustrador Laércio Cubas Jr à Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

Muitos casos de violência doméstica encontram-se associados ao consumo de álcool, pois seu uso pode alterar a conduta da pessoa, tornando-a irritável e agressiva, tanto alcoolizada como no período de abstinência. A bebida alcoólica é uma potencializadora para a violência, mas não é a única causadora.

O alcoolismo enquanto patologia, pode ser considerado uma das expressões da violência e não a sua causa. A violência doméstica é um fenômeno complexo, que possui várias causas e múltiplas expressões. Uma delas são as relações de poder socialmente construídas entre homens e mulheres, gerando violência de gênero, que é agravada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas!

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo de bebidas alcoólicas aumentou 43,5% entre pessoas acima de 15 anos: em 2006 o consumo anual per capita era de 6,2 litros, em 2016 subiu para 8,9 litros.

Consumo de álcool cresce no Brasil e provoca cada vez mais danos. Disponível em: cartacapital.com.br/sociedade/

Flacso, Brasil. CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NO BRASIL Estudo com base em fontes secundárias Relatório de Pesquisa. Disponível em: flacso.org.br=

 

nem tao doce lar branco

 

VEJA MAIS

loodgieter den haag