DOAR AGORA

​Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra Mulheres tem início hoje

​Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra Mulheres tem início hoje
20 de novembro de 2015 zweiarts

A FLD lançou hoje, dia 20, uma campanha em apoio aos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres, com posts relacionados ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado hoje; 25 de novembro, Dia Internacional da não Violência contra a Mulher; 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids; e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A proposta faz parte do trabalho da FLD na área de Direitos Humanos, especialmente relacionada à Justiça de Gênero. Esta é orientada pela Política de Justiça de Gênero da FLD, um documento normativo e estratégico que implementa a justiça de gênero como critério transversal para todas as dimensões do seu trabalho e para todos os projetos por ela fomentados ou executados diretamente.

A Campanha dos 16 Dias de Ativismo é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público, engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivda pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. 

O documento da Política de Justiça de Gênero da FLD está disponível para download: