DOAR AGORA

​FLD promove Nem tão Doce Lar na região Nordeste do país

​FLD promove Nem tão Doce Lar na região Nordeste do país
2 de outubro de 2015 zweiarts

“Essa formação foi de uma riqueza incalculável. Os relatos e a troca de experiências propiciaram debates positivos e a construção coletiva de conhecimentos.” O depoimento refere-se à formação sobre a metodologia da Nem tão Doce Lar (NTDL), metodologia da FLD, realizada nos dias 24 e 25 de setembro, em Umarizal (RN). A oficina reuniu integrantes da equipe da Diaconia, organização parceira da FLD, que atua em três estados – Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte –, além de representantes de outras entidades locais. 

A oficina foi realizada na cidade de Umarizal (RN), pelo assessor de projetos da FLD, Rogério Oliveira de Aguiar, e contou com a participação de 24 pessoas. Os temas apresentados incluíram justiça de gênero, tipos de violência, populações mais vulneráveis, constituição e fortalecimento de redes de apoio, violência e religião. 

As participantes e os participantes tiveram oportunidade de visitar a exposição da NTDL, montada em uma casa próxima do local do curso. 

A formação aconteceu de forma muito dinâmica e participativa e a abordagem da temática aconteceu com declamação de poemas, teatro de fantoches, confecção de desenhos e dança. Foram apresentados desafios específicos ao contexto nordestino, especialmente nas regiões do Oeste Potiguar (RN) e Sertão do Pageú (PE).

Outros depoimentos

“Em relação à oficina, gostaria de parabenizar a FLD pela metodologia que trata cuidadosamente da temática violência em suas diversas manifestações…”

“A oficina Nem Tão Doce Lar me incomodou e me desafiou a reconstruir muitos conceitos e a desconstruir outros tantos. Encoraja-me a repensar meus espaços de trabalho e comunidade de fé.”