DOAR AGORA

​Celebração conjunta com Sínodo Norte Catarinense sobre a CFE dá início à assembleia da FLD

​Celebração conjunta com Sínodo Norte Catarinense sobre a CFE dá início à assembleia da FLD
29 de março de 2016 zweiarts

 

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) orientou a celebração realizada no Centro de Eventos Rodeio 12, em Rodeio (SC), hoje, dia 29 de março, no primeiro dia da Assembleia da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). O culto teve a participação de ministras e ministros do Sínodo Norte Catarinense/Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que promove encontro no mesmo local. A CFE é uma iniciativa da CNBB, com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). A IECLB faz parte da comissão da campanha, por intermédio do CONIC, com outras igrejas, organizações e entidades.

A partir do tema escolhido para a CFE, “Casa comum, nossa responsabilidade”, e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5.24), o pastor sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Inácio Lemke, fez a pregação.Ele lembrou que o tema e lema 2016 da IECLB têm um vínculo muito forte com a CFE: “Pela graça de Deus, livres para cuidar”, e o lema: “Buscai o bem e não o mal, também com base em Amós (Amós 5.14a). “Queremos ver a justiça brotar, mas ainda existe lugar para justiça hoje em dia?”, perguntou. “Só a nossa geração já desperdiçou e destruiu tantas coisas, plantas, frutas, sementes crioulas”, disse.

No entanto, não se deve perder a esperança. “Precisamos caminhar com um mesmo pensamento, de cuidado, de olhar à volta, de ter qualidade de vida, mas não à custa da natureza e das pessoas”.

O pastor sinodal também reforçou o dever de ministras e ministros da IECLB, conselheiras e conselheiros da FLD e pessoas convidadas para a assembleia a atuarem como lideranças. “Nosso papel é questionar e se posicionar de forma crítica, desafiando nossas comunidades a olhar e também se responsabilizar pela transformação de uma realidade de injustiça.”

Participaram da condução do culto a presidenta da Diretoria da FLD, diácona Valmi Becker, o vogal da Diretoria da FLD, pastor Siegmund Berger, a secretária executiva da FLD, pastora Cibele Kuss, e o pastor vice-sinodal do Sínodo Norte Catarinente pastor Marcos Aurélio de Oliveira.

Campanha ecumênica

A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema Dignidade Humana e Paz e lema “Novo milênio sem exclusões”. A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema “Felizes os que promovem a paz”. A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.