DOAR AGORA

​Adolescentes participam de oficinas de fotografia no Proame Cedeca

​Adolescentes participam de oficinas de fotografia no Proame Cedeca
23 de janeiro de 2017 zweiarts

Desde dezembro de 2016, 15 adolescentes participam a cada duas semanas de oficinas de fotografia, em São Leopoldo (RS), vinculadas ao projeto Adolescentes e jovens em cena: reflexão e ação, desenvolvido pelo Proame Cedeca, com apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e da KNH.

O projeto busca potencializar ações socioeducativas que valorizam o direito à vida de adolescentes e jovens, especialmente de adolescentes e jovens negras e negros – principais vítimas da violência no Brasil –, a partir do seu olhar e das suas falas. Para a educadora social Micheli Duarte “a ideia é destacar as formas de expressão de cada participante, especialmente a partir da experiência com fotografia, favorecendo a tomada de consciência sobre o extermínio da juventude, o enfrentamento da situação e a mobilização social”.

As e os participantes estão aprendendo sobre fotografia e arte e questões técnicas, além de aspectos importantes para reflexão e crítica de imagens e situações apresentadas por meio da fotografia. “As oficinas de fotografia são legais. É um aprendizado a mais e todos gostam”, afirma Andressa Schmitt, uma das integrantes do grupo. Ana Julia Angler completa: “Estamos adquirindo mais conhecimento sobre o olhar fotográfico”. Nos próximos meses, estão previstas saídas de campo e as produções resultantes das oficinas farão parte de uma mostra que percorrerá alguns locais de São Leopoldo.  As aulas são ministradas por Tiago Greff.

O projeto Adolescentes e jovens em cena: reflexão e ação também promove oficinas em direitos humanos, mobiliza a participação de adolescentes em espaços como conselhos e fóruns e realiza ações de sensibilização e debate, como o Diálogos, realizado em novembro de 2016.

Márcia Bernardes, Assessora de Comunicação Proame Cedeca