DOAR AGORA

​Grupo de Ibarama/RS realiza excursão para estudo de Plantas Bioativas

​Grupo de Ibarama/RS realiza excursão para estudo de Plantas Bioativas
5 de abril de 2018 zweiarts

Através do projeto Plantas Bioativas: o saber popular no cotidiano das mulheres agricultoras de Ibarama/RS, realizado pela Associação das Mulheres Agricultoras e Emater/RS-Ascar, estão sendo desenvolvidas inúmeras atividades sobre a identificação e preservação de espécies de plantas para uso terapêutico na saúde humana, animal e ambiental. O apoio vem do Programa de Pequenos Projetos da Fundação Luterana de Diaconia (PPP/FLD), da Secretaria Municipal de Saúde de Ibarama, da Comunidade Católica e da Comunidade Evangélica de Ibarama/Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. As atividades iniciaram-se em 2017, com oficinas, cursos, encontros e a construção de um horto medicinal na sede do município.

No mês de março de 2018, acompanhado pela extensionista rural social, Leticia Fagundes, o grupo de 37 pessoas, formado por mulheres agricultoras, agentes de saúde, funcionária do CRAS, comunidade luterana e comunidade católica, realizaram uma excursão ao Horto Medicinal Girassol, no município de Candelária (RS), para ampliar conhecimentos sobre a identificação e usos das plantas. O grupo também coletou e trocou materiais e espécies de plantas e visitou o Museu Rural.

Nesse processo de manutenção dos saberes, a Emater/RS-Ascar trabalha incentivando a preservação e o resgate dos conhecimentos sobre as plantas bioativas, apoiando a produção, proporcionando capacitações através de cursos e acompanhamentos de grupos comunitários.