A melodia que ressurge: a história de Pamela

No início, era o silêncio.
Pamela Kruze nasceu e cresceu no campo, na paisagem acidentada por morros e vales, entrecortada pelo curso do Rio Uruguai, em Marcelino Ramos, no norte do Rio Grande do Sul.
A agricultura convencional era a prática na propriedade da família. Os agrotóxicos eram utilizados para os mais diversos cultivos. Na infância, Pamela não escutava os pássaros.
Aos 14 anos, precisou sair de casa para estudar. Não havia transporte para que ela pudesse concluir o ensino médio.
No entanto, não via a hora de voltar: queria realizar o sonho de conquistar, com a família, a agroindústria orgânica.
A espera não foi longa. Em 2015, Pamela retornou para casa, para a terra, na zona rural do município. Foi quando a família iniciou o sonho da produção agroecológica.
— A gente não sabia que tinha outro jeito de produzir. A agroecologia melhorou muito a nossa vida. Hoje, nossa propriedade tem mais vida e o alimento que a gente produz leva saúde para muitas mesas. Além disso, por ser um produto mais saudável, hoje temos mais oportunidades de comercialização e remuneração mais justa.
Não demorou para que o antigo silêncio fosse quebrado pelo canto dos pássaros. As melodias deram nova vida ao lugar e a sensação de ver a natureza ressurgindo onde já não se via mais nada.
— Abrir a janela de casa e ver pássaros que nem lembrava que existiam é maravilhoso.
Além do novo impulso de vida, a produção ganhou qualidade. A fartura dos alimentos que a família passou a colher e comercializar é resultado, também, do trabalho do Programa CAPA de Agroecologia, da FLD, que apoia Pamela e sua família há anos.
— A assessoria e presença constante do Programa CAPA foi fundamental para hoje termos fartura na colheita e sucesso na comercialização.
Agora, além de praticar a agroecologia diariamente, Pamela incentiva mais pessoas a se unirem a esse modo de vida, como a participação na Feira Jovem, em Erexim (RS).
— Sempre que buscamos a união com outras famílias, geramos um movimento maior. Quanto mais alimentos saudáveis produzidos, melhor será para todos. Todo mundo merece uma alimentação saudável e de qualidade.

No início, era o silêncio. Hoje, Pâmela e sua família promovem vida saudável através da produção agroecológica, em meio à melodia dos pássaros.