Quem planta, colhe: a história da Youse

Youse tem dois sonhos: ser médica e viajar pelo mundo. Conta com um sorriso largo, entre o balanço das tranças azuis, pendendo como imensas penas de pavão sobre os ombros.
— Foi minha mãe quem fez — mantém o sorriso orgulhoso. — Ela é trancista.
Youse Berline Petit Frere nasceu no Haiti e tem 12 anos. Vive em Herval d’Oeste, no estado de Santa Catarina, desde 2023. O sonho de conhecer o mundo começou cedo, quando viu o pai e a mãe grávida deixarem seu país em busca de uma nova casa. Não só: uma vida mais digna para Youse e os irmãos gêmeos.
Ela precisou ficar com a avó no Haiti, por isso não presenciou o nascimento dos irmãos. Tinha apenas cinco anos de idade.
Só chegou ao Brasil um ano depois, com o tio e os sonhos. Os pais já moravam em Joaçaba e foi na cidade catarinense que viveu até se mudarem para Herval d’Oeste, sem o gatinho de estimação.
— Meu pai não deixou trazer e eu tive que doar — é um dos raros momentos em que seu sorriso se esconde.
A rotina de Youse é marcada por esforço e ausência. As longas jornadas de trabalho não permitem que a mãe e o pai passem muito tempo com ela. Raras vezes, conseguem assistir a um filme juntos.
O pai trabalha em um frigorífico até de madrugada, inclusive nos fins de semana. A mãe trabalhava até aos domingos para garantir a melhor vida para Youse e os irmãos.
O esforço é necessário para que não falte o básico em casa. Youse sabe. Mas há algo ainda mais importante: um futuro em que ela e seus irmãos alcancem seus objetivos.
Por isso, retribui com responsabilidade. Acorda às 5h da manhã para ler e estudar antes da escola. É apaixonada por português e geografia. Mesmo sozinha em casa, dedica o tempo livre para mais estudos: quer manter as raízes vivas, então estuda o francês e o crioulo haitiano.
Nunca se distrai do objetivo principal, e sabe que precisa estudar muito para conquistá-lo.
— A medicina já faz parte de mim. Quero ajudar as pessoas.
Por acreditar nesse futuro, Youse viu na Associação Luterana de Diaconia (ALUDI) uma oportunidade. A organização é apoiada pela FLD e oferece atividades extracurriculares que contribuem para o desenvolvimento de crianças como ela: aulas de reforço escolar, culinária, música, esportes e artesanato.
É um espaço seguro e inspirador onde, além do conhecimento, Youse constrói amizades e fortalece os laços com a comunidade.
— Aprendi que quem planta, colhe — diz com confiança.

Com o apoio da ALUDI, Youse enxerga o seu sonho cada vez mais perto. E, por trás dessa oportunidade, existe alguém fundamental: você.
Com a ajuda de pessoas solidárias como você, Youse vai conquistar o sonho de ser médica.
Sua contribuição com a FLD oferece mais que aprendizado: planta um futuro de esperança e dignidade para crianças como Youse. Sua doação transforma a solidão em companhia, o esforço em oportunidade, o sonho em realidade. Com a sua ajuda, o futuro se torna presente.
A medicina ainda é o sonho de Youse — assim como viajar pelo mundo, levando a saúde e o cuidado a lugares com cicatrizes abertas, de guerra e pobreza. Sonha também em voltar ao Haiti para, um dia, reencontrar a avó. Até lá, segue firme, com olhos grandes e atentos e o sorriso esperançoso.
— Quero crescer e ajudar quem precisa. Sei que quem planta, colhe — repete.