Impulsionada pela Federação Luterana Mundial (FLM) e por uma caminhada diaconal e de um testemunho público de uma fé sensível, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) cria o Serviço de Projetos de Desenvolvimento (SPD) para ajudar pessoas em situação de pobreza e fome.
Foto histórica do Serviço de Projetos de Desenvolvimento (SPD) retirada da matéria de Rolf Schünemann. Foto: Arquivo histórico IECLB.

Famílias agricultoras estavam sendo expulsas do campo pela produção agrícola em grande escala. Diante disso, a IECLB cria o Centro de Aconselhamento ao Pequeno Agricultor (CAPA) para apoiar a permanência das famílias no campo e disseminar práticas econômica e ecologicamente sustentáveis. Anos depois, seu nome é atualizado para Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia.
Colheita de sementes de milho em Rancho Grande, Concórdia (SC).
Foto: Arquivo histórico.

A IECLB cria um conselho para estudar e coordenar o seu trabalho com os povos indígenas em todo o território nacional. Assim, surge o Conselho de Missão entre Índios (COMIN), que teve seu nome alterado depois para Conselho de Missão entre Povos Indígenas.
Escola indígena do povo Kaingang na Terra Indígena Guarita, Tenente Portela (RS), década de 1960. Foto: Arquivo histórico.

Com o passar dos anos, as demandas por apoio, acompanhamento e captação de recursos se intensificam. Por isso, o SPD transforma-se em FLD, uma organização da sociedade civil com personalidade própria para ampliar o apoio a pessoas vulnerabilizadas e seus projetos transformadores por meio do seu Programa de Pequenos Projetos.
A Política de Justiça de Gênero da FLD é aprovada pela Assembleia do Conselho Deliberativo.
A Política de Justiça Socioambiental da FLD é aprovada pela Assembleia do Conselho Deliberativo.
O CAPA e o COMIN passam a integrar a FLD como programas, ampliando nossas áreas de atuação e públicos atendidos.
Durante a XXIV Assembleia Ordinária do Conselho Deliberativo da FLD, aprova-se as bases do Projeto Político Pedagógico da organização, incluindo nossa nova missão, áreas de atuação e objetivos estratégicos.
XXIV Assembleia Ordinária do Conselho Deliberativo da FLD, realizada em Porto Alegre (RS), nos dias 23 e 24 de maio de 2023. Foto: Daniela Huberty/FLD.

É aprovada pela Diretoria a criação do Programa de Educação Antirracista, que parte da experiência do COMIN na atuação em diálogo intercultural junto a escolas e universidades.
A FLD acentua sua atuação a partir dos programas CAPA de Agroecologia, COMIN de Defesa de Direitos, Educação Antirracista e Pequenos Projetos, e dos projetos em execução.