Áreas de Atuação

Nossa atuação percorre seis áreas temáticas porque as desigualdades e injustiças exigem respostas integradas e coletivas. Trabalhar de forma interconectada possibilita enfrentar problemas estruturais de maneira ampla e eficaz, sempre ao lado das comunidades e coletivos que lutam por um mundo mais justo.

Agroecologia

Agroecologia é movimento, prática, ciência e espiritualidades. Promove comida boa, saúde e o enfrentamento à fome e defende os direitos das pessoas, seus modos de vida, saberes e territórios. É cuidar da natureza e alimentar o mundo de forma justa e sustentável.

Cultura

Cultura envolve os costumes, tradições, valores, crenças e formas de organização social e política que descrevem como um grupo de pessoas vive e se relaciona com sua ancestralidade e com o mundo. É a maneira como se cultua, transmite e vivencia os modos de ser e estar no território, no ambiente, na vida.

Direitos Humanos

Direitos Humanos promovem vida boa e dignidade para todas as pessoas. É a defesa, monitoramento e promoção de direitos, especialmente dos grupos e territórios afetados por violações e violências.

Economia Solidária

Economia Solidária envolve a produção, comercialização e consumo de bens e serviços com inclusão social, preço justo e respeito ao meio ambiente. As pessoas trabalham juntas e realizam a autogestão, promovendo desenvolvimento local e sustentável.

Justiça de Gênero e Étnico-Racial

Justiça de Gênero e Étnico-Racial promove relações justas entre as pessoas e enfrenta as causas que criam e perpetuam o racismo e a violência de gênero na sociedade. Estabelece mudança de comportamentos e de espaços para que se tornem diversos e acolhedores, onde todas as pessoas se sintam respeitadas em suas identidades.

Terra e Território

Terra e Território são espaços de geração e manutenção da vida, onde se cultiva o modo de ser de povos e comunidades. Possuem história, são sagrados e insubstituíveis. Reúnem e fortalecem os viveres, fazeres e saberes ancestrais em suas múltiplas formas e maneiras.