Assessora famílias agricultoras e camponesas, comunidades indígenas, kilombolas e tradicionais, e organizações e empreendimentos econômicos solidários na produção, beneficiamento e comercialização de alimentos agroecológicos, na promoção da segurança alimentar, organização social e acesso a políticas públicas, em cerca de 100 municípios no sul do Brasil. Promove vida boa com a produção de alimentos saudáveis e sem veneno, em hortas caseiras e comunitárias, roçados, pomares e agroflorestas e com a comercialização em feiras e mercados institucionais, especialmente escolas da rede pública de ensino.


Assessora e atua na defesa do direito à terra e território de povos indígenas e kilombolas, especialmente nas regiões Sul e Amazônia e sul do Mato Grosso do Sul. Presta assessoria jurídica popular em favor da demarcação de territórios e do fortalecimento de organizações, com respeito aos saberes e culturas ancestrais.

Assessora as redes públicas de ensino e organizações da sociedade civil na construção de ações de enfrentamento ao racismo presente nas estruturas da sociedade. Produz materiais educativos e campanhas de conscientização que enfatizam o papel de pessoas não racializadas na desconstrução de seus privilégios e na promoção de relações étnico-raciais justas. Apoia mulheres, especialmente kilombolas e indígenas, para promover sua valorização e respeito, cooperando com a ampliação do seu protagonismo no enfrentamento ao racismo.

Assessora e apoia projetos de grupos de base, redes, cooperativas, associações, instituições diaconais, ecumênicas e inter-religiosas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, em todo o país. Promove formação e engajamento dos grupos em gestão democrática com justiça de gênero e étnico-racial, e estimula o protagonismo e a autonomia dos grupos na realização de suas ações transformadoras.