A Nem Tão Doce Lar é uma casa-exposição itinerante e interativa que busca popularizar o debate sobre a violência doméstica e familiar, atuar na incidência por efetivação de políticas públicas, na constituição e fortalecimento de redes de apoio e proteção (que envolvem equipes dos equipamentos públicos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e instituições religiosas), no empoderamento de grupos e na superação de violências. O nome faz alusão à citação “Lar doce lar”, muito comum em casas brasileiras.

Consiste na montagem de uma casa com cenários que reproduzem o ambiente doméstico, apresentando pistas da violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e população LGBTQIAPN+. Sua metodologia envolve a adaptação da casa às dinâmicas regionais e culturais. Envolve oficinas de formação para as redes de apoio e proteção e para as pessoas acolhedoras na exposição.

Foi montada, pela primeira vez, em fevereiro de 2006, mesmo ano em que foi promulgada a Lei Maria da Penha (Lei 11.340). É inspirada na exposição alemã Rua das Rosas, idealizada pela antropóloga alemã Uma Hombrecher, com o apoio da agência Pão para o Mundo (PPM). A FLD e outras organizações parceiras mergulharam na metodologia e, a partir de um amplo processo de construção coletiva, a exposição foi adaptada para o contexto brasileiro.

A metodologia se orienta pela Política de Justiça de Gênero da FLD, documento normativo da organização para a discussão da violência de gênero e religiosa, que inclui esta última às cinco tipificações previstas na legislação. Também tem priorizado o debate sobre masculinidades transformadoras, pautando a necessidade de constituição de grupos de homens, e a violência doméstica como fator de vulnerabilidade à infecção pelo HIV, responsável pela feminização da Aids no Brasil.

Dados de Impacto

+ de 5 mil

pessoas participantes das Oficinas de Formação

+ de 106

municípios receberam a casa-exposição

+ 120

exposições realizadas

+ 20.000

pessoas visitantes à casa-exposição

200

organizações parceiras para a realização da metodologia

Dados desde o ano de 2007. Data da última atualização: agosto 2025

Por onde já passamos

Nem Tão Doce Lar: uma vida sem violência é um direito humano

Uma publicação construída a partir da casa-exposição de mesmo nome que leva ao espaço público uma típica casa familiar com pistas, informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças, adolescentes, jovens, pessoas idosas e pessoas com deficiência, com o objetivo de facilitar uma discussão e sensibilização sobre o tema, incentivo à denúncia e o fortalecimento das redes de apoio a vítimas de violência doméstica. Sistematiza informações importantes sobre os temas trabalhados pela metodologia Nem Tão Doce Lar.

Clique abaixo para fazer o download desta publicação.

formulario

Acompanhe as novidades da Nem Tão Doce Lar