Seminário trará experiências de Coleta Seletiva Solidária em municípios gaúchos

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) realizam no dia 17 de setembro, em Rio Pardo (RS), o Seminário Fortalecendo a Reciclagem Popular – experiências de Coleta Seletiva Solidária. O seminário integra as ações do projeto Catadoras e Catadores em Rede, executado pela FLD no Rio Grande do Sul, em parceria com o MNCR e patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.
Na programação consta o relato de experiências de municípios gaúchos que já estão à frente do cumprimento da lei 12.305/10, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A lei contém instrumentos para permitir o avanço necessário ao país no enfrentamento de problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Ainda, define metas para a eliminação dos lixões e impõe a criação de instrumentos de planejamento nos municípios, estados, microrregiões e território nacional para a coleta seletiva.
A grande inovação é a determinação que a coleta seletiva nos municípios seja feita prioritariamente por associações e cooperativas de catadoras e de catadores de materiais recicláveis. Além da inclusão socioeconômica deste segmento, catadoras e catadores têm realizado um competente trabalho de educação ambiental junto a moradoras e moradoras dos municípios.
Confira a programação:
9h – Mesa de abertura
9h30 – Coleta Seletiva Solidária em Santa Cruz do Sul: experiência premiada nacionalmente – Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat)
10h – Encruzilhada do Sul: implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul e Cooperativa Mista de Coleta e Reciclagem de Encruzilhada do Sul (Coomcreal)
10h30 – Do lixão à Coleta Seletiva Solidária: a experiência de Uruguaiana – Prefeitura Municipal de Uruguaiana e Associação de Catadoras e Catadores Amigos da Natureza (Aclan)
11h – 12h – Debate e encaminhamentos
Foto ilustrativa: Coleta Seletiva Solidária em Uruguaiana (RS)