Jovens Guarani fazem vídeo sobre importância da floresta para existência dos povos indígenas

“Nós, Mbyá Guarani, vivemos da sabedoria dos nossos ancestrais. Nós sempre vivemos da mata. Precisamos da mata para sobreviver. Dela tiramos nosso alimento, guabiroba, pitanga e outras frutas pra alimentar as crianças. Por esse motivo, a mata é tão importante para nós. Hoje, os brancos estão desmatando tudo. Aos poucos, tiram tudo de nós”. O depoimento de Laurinda Kerexu faz parte do documentário Ka'aguy Rupa – Mato, Floresta, em Português –, feito pela organização Comunicação Kuery, integrada por jovens Guarani.

A floresta é condição para a existência dos povos indígenas. Frente ao contexto de destruição e de depredação das matas, o grupo gravou o documentário para registrar a memória e a saberia das pessoas mais antigas, mostrando a importância para a alimentação, medicina, artesanato e para a própria espiritualidade dos indígenas. A relação transcende o uso da floresta – sem ela não existe a cultura e não existirão os Mbyá-Guarani.

Realizado em parceria com o Coletivo Catarse e com apoio do Programa de Pequenos Projetos da Fundação Luterana de Diaconia, o vídeo será lançado oficialmente em junho, em local e data ainda a serem marcados. O trailer já está disponível e pode ser acessado aqui

Fonte: Comunicação Kuery

Avatar photo
Assessoria de Comunicação FLD
A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) é uma organização da sociedade civil que defende o direito à existência com vida boa de toda a diversidade. Atua junto a grupos e comunidades promovendo e assessorando ações em agroecologia, cultura, economia solidária, justiça de gênero e étnico-racial, direitos humanos e terra e território.