Na sequencia aconteceu a palestra Homeopatia Integrativa, ministrada por Pedro Boff, da Epagri de Lages (SC). “Homeopatia é uma ciência e também arte de cura, de forma rápida, suave e duradoura, o que a torna um importante recurso terapêutico onde o foco não é a ‘eliminação’ da doença, mas o restabelecimento da saúde”. Boff também fez um apanhado histórico sobre a evolução da homeopatia, partindo dos estudos de Hahnemann (1796) e abordando os estímulos que provocam a reação do organismo enfermo.
A homeopatia é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980 e também uma das práticas integrativas e complementares no SUS desde 2006, mas há uma luta de paradigmas e um conflito de interesses que interfere na sua adoção de forma mais ampla. Um dos aspectos importantes da homeopatia deve ser a disseminação de conhecimentos, para que cada vez mais pessoas tenham acesso não só à rica bibliografia sobre o tema, mas a cursos e encontros como este, entendendo seus princípios e trocando experiências sobre seus usos.
O seminário teve ainda apresentações de 11 estudos de caso de alunas e alunos dos cursos de homeopatia, realizados na UFFS em 2020 e 2021. São estudos sobre o uso de homeopatia em plantas, animais e ambiente. Foi um importante momento de partilha e reafirmação do potencial da homeopatia tanto no aspecto da conservação ambiental, como para a produção de alimentos saudáveis.
Curso de Homeopatia na Agricultura e Ambiente
Uma nova turma do curso de Homeopatia na Agricultura e Ambiente vai iniciar as atividades no final do mês de abril. Segundo a professora Tarita Cira Deboni, coordenadora da capacitação, as aulas serão presencias, na UFFS – Campus Erexim, uma vez ao mês, com alguns encontros on-line.
O curso terminará em novembro, quando os participantes deverão apresentar estudos de caso sobre o tema. As inscrições estão abertas e devem ser feitas nas organizações promotoras do curso: UFFS, CAPA, CETAP, MAB, Cresol e SUTRAF-Alto Uruguai.
Texto: CETAP
Fotos: Marcelo Araujo/CETAP