Juventude Avá Guarani participa de formação na aldeia Tajy Poty, em Terra Roxa (PR)

Jovens Avá Guarani de todas as aldeias da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá, nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, região Oeste do Paraná, estiveram reunidos no encontro de formação “Teko’yre ndaiporimo’ai tekoha – Sem teko não há tekoha”, entre 23 e 25 de junho, na aldeia Tajy Poty, em Terra Roxa. 

A juventude reunida pode ouvir histórias dos mais velhos, os chamõi e charyi kuera, sobre as violências no passado e a luta pela terra e pelo modo de vida guarani, o nhandereko. Também aprenderam sobre seus direitos no mundo não-indígena, seus direitos assegurados na Constituição Federal de 1988, entre eles, o direito à terra e ao território. 

O encontro também foi um momento de fortalecer o espírito e o corpo das e dos jovens Avá Guarani. Com a presença dos oporaiva (rezadores), dos chamõi e charyi (anciãos e anciãs), de caciques e lideranças, a juventude se fortaleceu nos momentos de canto e dança na casa de reza. 

A formação faz parte de uma série de atividades realizadas em parceria pela Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), por meio do programa Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), com apoio da Manos Unidas.

Avatar photo
Assessoria de Comunicação FLD
A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) é uma organização da sociedade civil que defende o direito à existência com vida boa de toda a diversidade. Atua junto a grupos e comunidades promovendo e assessorando ações em agroecologia, cultura, economia solidária, justiça de gênero e étnico-racial, direitos humanos e terra e território.