​Aliança ACT discute migração, ameaças a democracia e ataques aos direitos humanos

Nos dias 10 a 12 de maio, o Conselho da Aliança ACT esteve reunido na cidade de Yerevan, na Armênia, local escolhido a partir do convite da organização Armenian Round Table. O conselho de ACT é composto por 19 conselheiros, 17 representantes das regiões – a FLD pela América do Sul – e duas organizações globais, o Conselho Mundial das Igrejas (CMI) e a Federação Luterana Mundial (FLM).

No início do encontro, foi elaborada e aprovada, por meio de solicitação do Fórum Ecumênico ACT Brasil (FE ACT Brasil), uma declaração da Aliança ACT que pede que sejam respeitados os princípios democráticos no Brasil.

Além de discutir a implementação da estratégia global de ACT para o período de 2015-2018, conselheiras e conselheiros aprovaram a Estratégia de Incidência Política, com ênfase na internacionalização das causas e no Mecanismo Rápido de Incidência, a Política de Relações Externas e a Política do Fundo de Resposta Rápida, que possibilita a liberação de recursos e apoio a iniciativas de membros locais e nacionais em situações de emergência/ajuda humanitária. Esta será uma das mensagens e compromissos da Aliança ACT na Cúpula Mundial de Ajuda Humanitária, programada para os dias 23 a 24 de maio, em Istambul.

Os temas de migração, adaptação às alterações climáticas, ameaça à democracia, ataques ao exercício dos direitos humanos e a redução do espaço de atuação da sociedade civil foram debatidos como temas prioritários da Aliança ACT. Ao mesmo tempo, foi afirmada a especificidade da atuação das organizações baseadas na fé, que têm ampla inserção na sociedade por meio de comunidades e organizações locais e nacionais, e que muitas vezes são as primeiros a atuar em situações de emergências e de ameaça aos Direitos Humanos.

Refugiadas e refugiados

Na quinta-feira, 12 de maio, foi feita uma visita à Igreja Ortodoxa Oriental, em Etchmiadzin, uma das mais antigas comunidades cristãs. O grupo reuniu-se com o líder da Igreja Ortodoxa Oriental, Patriarca Supremo e Catholicos de todos os Arménios, Karekin II. Ele refletiu sobre o trabalho humanitário e o impacto dos conflitos em Nagorno-Karabach e na Síria.

Na sexta-feira, 13 de maio, membros do conselho e da Secretaria de ACT receberam refugiadas e refugiados vindos da Síria, que relataram as dificuldades que enfrentam e pediram pela paz. As refugiadas e os refugiados são atendidas e atendidos pela organização Armenian Round Table, que presta apoio psicossocial, orientação e capacitação profissional.

Avatar photo
Assessoria de Comunicação FLD
A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) é uma organização da sociedade civil que defende o direito à existência com vida boa de toda a diversidade. Atua junto a grupos e comunidades promovendo e assessorando ações em agroecologia, cultura, economia solidária, justiça de gênero e étnico-racial, direitos humanos e terra e território.