Ação da América Latina e do Caribe pelas abelhas

No dia mundial das abelhas (20 de maio) mais de 200 organizações da América Latina e Caribe, entre elas FLD-COMIN-CAPA, apresentaram documento à Relatoria Especial de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (DESCA), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), solicitando que ações fossem tomadas pelos países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) para proteger as abelhas.

A iniciativa é motivada pela situação perigosa em que essas agentes polinizadoras se encontram, observando a drástica diminuição da sua população nos últimos anos.

Por isso, uma das recomendações é declarar as abelhas PATRIMÔNIO NATURAL, por constituírem “polinização” uma atividade essencial para garantir a preservação da biodiversidade, e proibir a liberação de agroquímicos que causem a sua morte – atualmente, existem pelo menos 83 agrotóxicos cientificamente relacionados aos prováveis ou possíveis impactos sobre as abelhas.

Para ler o documento na íntegra, acesse: shorturl.at/qBHX1

Lutar pelas Abelhas é Lutar por Soberania Alimentar!

Avatar photo
Assessoria de Comunicação FLD
A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) é uma organização da sociedade civil que defende o direito à existência com vida boa de toda a diversidade. Atua junto a grupos e comunidades promovendo e assessorando ações em agroecologia, cultura, economia solidária, justiça de gênero e étnico-racial, direitos humanos e terra e território.