Famílias do Acampamento Mãe dos Pobres aprendem a fazer biofertilizantes

Para avançar na produção de alimentos saudáveis por meio da Agroecologia, famílias do Acampamento Mãe dos Pobres, em Clevelândia (PR), participaram de oficina sobre biofertilizantes. A atividade foi realizada pela FLD-CAPA Verê, no dia 22 de setembro. 

Os saberes camponeses sobre fertilidade do solo foram demonstrados na oficina a partir de materiais existentes na própria comunidade, como esterco, soro de leite, melaço e plantas aromáticas. A aplicação dos biofertilizantes será feita na Unidade de Referência Quintal Agroecológico construída no Acampamento.

O Quintal Agroecológico está sendo desenvolvido pela comunidade, a partir da coordenação do Acampamento e, mais recentemente, pelo Coletivo de Jovens Sementes do Amanhã. Esse trabalho vem sendo pensado para produção de alimentos e, futuramente, geração de renda. Assim como espaço de troca de conhecimentos, para a sucessão rural na comunidade.

A oficina é parte do projeto Rede CAPA de Agroecologia, desenvolvido no âmbito do Programa Ecoforte, apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e realizado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) junto aos cinco núcleos do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA). 

Avatar photo
Assessoria de Comunicação FLD
A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) é uma organização da sociedade civil que defende o direito à existência com vida boa de toda a diversidade. Atua junto a grupos e comunidades promovendo e assessorando ações em agroecologia, cultura, economia solidária, justiça de gênero e étnico-racial, direitos humanos e terra e território.