DOAR AGORA

CAPA promove oficina de classificação e seleção de sementes em Marechal Cândido Rondon

CAPA promove oficina de classificação e seleção de sementes em Marechal Cândido Rondon
1 de setembro de 2020 fld

No dia 28 de agosto, o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) de Marechal Cândido Rondon (PR) promoveu oficina sobre a importância da seleção e classificação de sementes. Participaram famílias envolvidas no Projeto Rede CAPA de Agroecologia: Semeando o Bem Viver. 

O projeto é desenvolvido no âmbito do Programa Ecoforte, apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e realizado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) junto aos cinco núcleos do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA). 

Durante a oficina, as pessoas trocaram informações e puderam fazer a prática utilizando os equipamentos (classificador, debulhador e medidor de umidade) viabilizados por meio do projeto. O momento de formação contou com a facilitação do professor da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Emerson Fey. 

As famílias que participam do projeto estão integradas na realização de quatro Unidades de Referência em Produção de Sementes. Elas estão localizadas em São Miguel do Iguaçu, na aldeia Ocoy, território Avá-Guarani; Ramilândia, no Assentamento 16 de maio; Mariluz, no Assentamento Nossa Senhora Aparecida; e em Marechal Cândido Rondon, na comunidade Arroio Fundo.

Segundo Jhony Luchmann, da coordenação do CAPA Rondon, o objetivo dessas unidades de referência é buscar o fortalecimento da produção e autonomia de acesso a sementes de qualidade, com foco no milho.